“Um ser humano não pode se dar bem em um aspecto da vida e em outro não”. Vamos detalhar. A partir do desenvolvimento das ciências exatas, o ser humano passou a analisar as situações partindo da divisão do todo em partes, com a finalidade de compreender este todo. Descascar uma cebola, tirando as camadas uma a uma até o fim e estudando cada parte, é uma analogia para esta divisão.
Este processo faz com que se vejam as situações de forma estanque. Trabalho é trabalho, família é família, saúde é saúde. Ou seja, o trabalho e a vida privada são dois mundos inconfundíveis. Com o surgimento da física quântica, que derrubou muitos paradigmas, voltamos a entender que somos um e que nunca deixamos de ser. Por isso e por simples lógica, Gandhi estava certo.
O chefe, o líder, o gerente, o encarregado, o diretor, nas empresas. O pai, a mãe, os filhos, na família. O aluno, o professor, eu, você, devemos ter sempre presente que o ser humano é sempre o mesmo, mesmo em situações muito adversas. Ele leva consigo, mesmo nas férias, toda sua carga positiva e negativa.
A atitude de ter sempre presente este aspecto é o desafio. Está dentro da cultura empresarial que não se mistura à vida profissional com a privada. Como estes aspectos andam juntos, deve cada um manter o seu equilíbrio. Ou seja, estar bem consigo mesmo, com sua família e vai como conseqüência estar muito bem com o seu trabalho, com seu empreendimento.
A atitude é o equilíbrio.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor