Whitehorse Yukon july 2024
-fotos –https://drive.google.com/drive/folders/137ibVS5P8R4JBqA55wfbrrbRLFTeOJl9
-vídeos –https://youtu.be/94qSoOPHmeU?si=JpnA9Cn1b5mHqe1f
Whitehorse è a capital do Yukon, um dos menores territórios do Canadá. Em 1896 uma família descobriu ouro na região de Klondike e houve uma explosão na população para explorar o outro. Também foi achado cobre e assim a cidade e região se desenvolveu. Situado no paralelo 60 , com um clima quente no verão e mais de 19 horas de claridade por dia e frio em média de -25C no inverno, vive os extremos das temperaturas. O frio mesmo chega a -45C. O máximo de temperatura que experimentei foi -30C em Yellowknife.
E por causa desta mudança de temperatura abrupta, quando é verão, as atividades fora de casa, em rios, em parques, camping, lagoas é intenso. Assim acontece em todo hemisfério norte.
Atualmente o turismo no verão é o mais intenso. On inverno, conforme informações do centro turístico, mais turistas asiáticos . A Aurora Boreal é um espetáculo aqui assim como Yellowknife nos Northern Territory, as quais testemunhei em fevereiro de 2024.
Cidade com cerca de 30000 habitantes. O museu Macbride conta a história dos aborígenes, depôs indígenas e agora First Nation. O nome foi se adaptando ao mais politicamente correto. Os primeiros da Nação. No Brasil estão em reservas. Nos Estados Unidos tem seus próprios territórios e negócios de cassinos.
O S.S Klondike, um barco a vapor e pedaleiras, está na beira do rio Yukon e é uma atração histórica turística pois remonta da época das viagens de barcos a vapor durante a exploração do ouro e transporte local.
O rio Yukon passa calmante pela cidade, no inverno congela em parte. O Mile Canyon é outro espetáculo da natureza. Foi ali, que os pioneiros se instalaram para abrir as florestas , acampar e procurar ouro. Uma frase no museu Macbride, resumo o fervor do outro: “cerca de 100000 pessoas chegaram até Dawson City, cerca de 15000 chegaram a trabalhar em busca do outro, cerca de 4000 acharam outro e algumas centenas ficaram ricas.” Assim também é na viagem da vida. Todos querem o sucesso, ninguém planeja o fracasso, mas a minoria atinge vida plena e usufruiu de tudo o que o universo oferece.
Planeta terra: estás são minhas aventuras em territórios longínquos para ir e ver lugares onde nunca estive antes.
A vida não é sempre doce e perfeita, mas fica. Isto melhor com mais uma viagem.
Por quê? Porque tudo é uma Questão de Atitude.
Marcos HANS,
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243p
Sobre o Autor