Equilíbrio em quê? Na saúde. Estar equilibrado com a natureza e com o pulsar do universo, com o cósmico é basicamente:
– Ter moderação;
– Ter regularidade;
– Ter repouso;
– Ter atividade.
Vejamos.
Moderação quer dizer não ir aos extremos. Em nenhuma área. Não cometer exageros. Regularidade significa seguir uma rotina consistente. Repouso quer dizer repouso. Oito horas de sono em média. Atividade é atividade. Correr, andar, academia. Essas quatro coisas parecem simples, mas, sendo a única espécie dotada de autoconhecimento, só os seres humanos têm o controle consciente sobre elas. O ciclo dos animais inferiores é ditado pelo instinto, nós podemos ignorá-lo e trabalhar a noite toda.
Um exemplo do desequilíbrio no estilo de vida são as doenças do coração, a doença que mais aflige os idosos da nossa sociedade e que causa mais mortes do que todas as outras combinadas. Meu pai faleceu de um ataque cardíaco.
Muitos estudos e observações os médicos fizeram. Sabe-se que muito tem a ver com a alimentação enriquecida. Enriquecimento significa basicamente mais gordura. Manteiga, cremes, carne de vaca estão no cardápio da grande maioria. O ritmo acelerado da vida deveu-se ao surgimento do automóvel, do avião. Podemos chamar de a doença de estar com pressa. É obvio que estas grandes mudanças desejavam uma vida melhor. Um trabalhador, pai de família, que pudesse colocar um bife na mesa em lugar do repolho com batatas, pensava que estava melhorando o destino de sua família.
Adquirir um estado cardiovascular satisfatório também é muito difícil. Existe muita concorrência do rádio, da televisão, do cinema, da internet. O exercício é artificial. Imagine orientar uma dona de casa, mulher de fazenda, que fizesse exercícios aeróbicos na década de 20, por exemplo, seria ridículo. O trabalho humano entrava com 80% do total das calorias gastas. Hoje, quase tudo está automatizado. Na agricultura, por exemplo, o trabalho humano corresponde apenas a 1% do total de calorias gastas. O resto são máquinas.
Isto tudo para convencer você a agir. Estudos médicos nos mostram que hábitos simples de vida dão uma qualidade de vida independente de renda ou condição genética. Veja só.
1. Dormir sete horas por noite.
2. Fazer uma refeição matinal, quase todos os dias.
3. Não comer entre as refeições. Com exceção de frutas e água.
4. Manter peso compatível com altura, não mais de 5% abaixo e 10% acima.
5. Atividade física regular. Verão, outono, inverno, primavera.
6. Bebida moderada. Água liberada.
7. Never smoke, digo, nunca fumar.
8. Cuide do espírito. Eleve seus pensamentos ao criador. Leia. Medite.
Terminou. Simples, não? Portanto a atitude é: Ação.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor