Competência, conhecimento são bons. Mas o que as empresas querem mesmo dos recém formados é personalidade, é mostrar comportamento para trabalhar em equipe, é mostrar comportamento de pessoa bem resolvida, mesmo no inicio de carreira.
Esta mesma aptidão, atitude, é o que cada um certamente deseja ter em sua vida, em seus relacionamentos, em seu casamento, porque o resto é reflexo desta base bem construída, bem resolvida.
Uma pesquisa recente da consultoria alemã Trendence, feita em 20 países conclui estas coisas aparentemente óbvias. Ou seja, a personalidade acima da competência e conhecimento. Isto porque ter conhecimento e competência é dever de casa, é condição sine qua non. Assim como saber outras línguas, ser flexível, saber lidar com o caos, também são temas de casa para este ambiente tão competitivo.
Nesta pesquisa, também apareceu o item ética. Em países como África do Sul, México, Turquia, Brasil, porque nestes países isto não parece ser de formação familiar. Há o medo da malandragem, de levar vantagem. Em países como Japão, Holanda, Alemanha, Estados Unidos este quesito de ética não é relevante porque isto é a coisa mais normal. Talvez não entre os políticos.
Já visitei países da Europa onde se deixava as moedas em uma bandeja para comprar o jornal, na rua. Muito bem, parece muito para um jovem ou uma jovem de 24 anos já ser tão maduro e preparado.Mas é o preço, já se vota ao 16, de dirige um carro aos 18, então aos 24 se deve estar pronto para dirigir pessoas ou ser dirigido e estar pronto para principalmente dirigir sua vida.
Concluindo. Isto não consta da pesquisa. É o que as empresas exigem, porque o modelo educacional esta desenhado para preparar pessoas para estas tarefas, ou seja: meu filho, minha filha, vá para escola, nunca falte, estude muito para que quando você crescer, você consiga um bom emprego, possa comprar uma casa e ter muitos cartões de crédito.
Eu diria e digo: Minha filha, meu filho. Vá para escola, estude o suficiente, conheça outras culturas e molde sua personalidade para ter atitude diante das situações, descubra um trabalho para os outros trabalharem com e para você e seja feliz.
Tem de ter atitude, ou neste caso, Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor