Singapura.

Singapura.

República independente desde 1967. Desde então transformou sua geografia, qualidade de vida e a percepção internacional. A geografia porque literalmente, assim com nos Emirados Árabes, avançam no mar aumentando seu território e porque, principalmente, houve uma revitalização de toda a ilha.
                     Onde havia barcos de pescadores que serviam de moradia, hoje um moderno Porto. As olimpíadas dos jovens foram realizadas aqui em 2010 e assim o mundo ficou sabendo, vendo o que foi feito aqui nos últimos 30 anos.
                      Fui visitar o local onde trabalha a comissão de planejamento do país, onde um plano mestre esta em forma de maquete gigante, já projetado para os próximos 10 anos. Participei de um exercício interativo para construção de um novo bairro ou cidade. A importância das áreas de lazer e tudo o uma comunidade necessita devem constar neste planejamento e nas proximidades.Atualmente 50% da população mundial vivem em cidades. A previsão é de que em 2050, 70% da população será urbana.
                     Visitei um Shopping Center ecológico. O ar condicionado todo com energia solar. O estacionamento preparado com tomadas para receber carros elétricos, o que uma tendência mundial. Fiz um tour ecológico pela capital, de patinete, para não poluir. As ruas são limpas, muito limpas, mas disse o guia, não porque somos mais educados que os outros povos, mas sim porque nossas leis são mais exigentes e são cumpridas. Por exemplo: é proibido jogar chiclete no chão, alias não existe mais para venda. Tudo por causa da sujeira que ele causava nas ruas e embaixo das classes na escola. Ao ser flagrado jogando toco de cigarro no chão, multa e precisa prestar serviço de limpeza, usando o uniforme dos garis e com direito a foto em jornal. Ninguém mais joga ponto de cigarro no chão, a não ser que queira sair no jornal e ridiculizado pelos conhecidos.
                      A população e composta de 80% de chineses. Os restantes são indianos, Malasianos. Um país multicultural o que se reflete na religião: tem chineses budistas, chineses cristãos,dos mais diversos ramos, chineses tauistas, chineses muçulmanos.
                      O sistema de governo e de uma democracia ,mas não como as do ocidente. Ou seja, não existe tanta liberdade de expressão, porque eles sabem que este modelo também não funciona muito bem: os partidos não se entendem e as coisas param, ou entra novo governo e muda as diretrizes e não existe uma continuação do que foi planejado. Desde a independência houveram quatro primeiros ministros, ou seja, no mínimo três mandatos cada um. Por isto e um dos países asiáticos que mais esta crescendo e se modernizando.
                    Finalizando. Como foi colônia inglesa, o idioma comercial e o inglês. A educação também no idioma inglês. Não vi obesos na rua. Muito por causa da comida. Muitos vegetais e uma grande maioria, por motivos religiosos e biológicos são vegetarianos.
                     E uma parte do mundo que se modernizou rapidamente. O governo e sócio de muitas empresas( City Bank e outras ), o que lhe gera muitos rendimentos para ser usado na infra estrutura. Levei 22 horas de vôo desde Porto Alegre sem as esperas em aeroporto. Mas, conhecer, ver, participar desta cultura, que seja somente por alguns dias, permite ver o mundo de outra forma.
                   Tudo por quê? Porque tudo e uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)

Marcos Hans (revisado Fevereiro 2022)

ya-zasnyalrussian english translation with russian letters

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.