Arquipélago com cento e sete ilhas. Manila é a capital. O herói nacional é Rizal que morreu aos 33 anos assassinado pelas costas porque escrevia contra os espanhóis, o que resultou na independência do país. Os japoneses por três anos ocuparam as Filipinas. O General Mac Arthur que ficou instalado no Hotel Manila, hoje um hotel histórico e cinco estrelas, suíte com o nome do general, que foi o responsável pela reconstrução e expulsão completa dos Japoneses.
Muitos japoneses não saíram porque casaram com nativas e isto criou uma característica facial única. Visitei o forte Santiago, onde foram encontrados 600 Filipinos todos mortos, pois estavam trancados, coisa de filme, mas acontece que os filmes são feitos baseado em algo que aconteceu ou vai acontecer.
O que chama atenção e a alegria das pessoas. Noventa por cento cristãos da Igreja Católica Romana. Cinco por cento de muçulmanos e isto basta para existir aqui um conflito. A história se repete aqui na atualidade. Assim como na China nesta Páscoa cristãos foram presos por comemorar a Páscoa na rua, aqui existem rivalidades por causa de religião. Talvez sejam políticas, mas o motivo usado e a religião.
Visitei a Cadetral que parecia nova embora com mais de 200 anos, Já foi reconstruída oito vezes. Varias vezes destruída por terremotos e uma vez na segunda guerra. Mas o ser humano é persistente por natureza e reconstruiu.
E isto leva logo a uma pergunta óbvia. Você tem sido persistente o suficiente em seus projetos? Ou melhor ainda, você tem sido persistente o suficiente na coisa certa, no objetivo certo? Não adianta subir uma escada e depois verificar que a escada estava apoiada na parede errada.
Davao e uma das maiores cidades do mundo. Localizada na ilha de Mindanao, a cidade tem 244.000 hectares, o que a torna a oitava cidade em extensão no mundo. Principal renda, por causa da extensão territorial: agricultura, principalmente frutas. Estive aqui participando de um evento da Franco Maçonaria. Presentes delegações de diversos Estados Americanos, Austrália, China e Japão.
Constatar a diversidade de culturas e comparar com a sua, proporciona um entendimento melhor do que acontece neste planeta.
Por quê? Porque tudo e uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor