Shakespeare escreveu: ”Nossos elogios são nossos salários, elogiar não custa nada, a não ser inteligência, vontade, um momento, um breve esforço”, um telefonema, um e-mail ou um bilhete que está tanto fora de moda. Ou algo mais fora de moda, uma carta manuscrita.
Hoje, no mundo, discute-se sobre petróleo, o carbono, o urânio, energias alternativas, etc., e isto nos preocupa, mas a energia-base que fundamenta todas as outras é a inteligência. Um povo, uma escola, um grupo, uma diretoria que souber gerir esse enorme poder da inteligência, possui a energia-base que pode controlar qualquer outra energia.
Dissemos, quando queremos elogiar alguém, entre outras qualidades: Como você é inteligente. Embora até aí o elogio não esteja completo, já reflete a importância que damos a esta energia. Para dar-se elogios com sinceridade, eles devem estar apoiados em motivos e não somente a qualidade. Você é inteligente porque você soube coordenar muito bem aquela situação de estresse envolvendo a falta de mercadoria, por exemplo.
Inteligência: ter habilidade mental para aprender e entender coisas. Todos somos inteligentes. Se estudarmos mais, vamos ter oportunidade de entender e aprender mais coisas. Por esta simples razão, nunca pare de estudar. Seja um eterno estudante. Aos 80 anos, ainda estudando uma língua nova.
Esta habilidade, a inteligência, aplicada no campo das relações humanas, e a base das relações humanas é o elogio, o reconhecimento de qualidades nas outras pessoas, torna o ser humano sociável e feliz porque ele ao sentir que está fazendo bem aos outros, em primeiro lugar a si próprio o está fazendo.
Quer dizer então que se eu der um elogio sincero, com motivos para outra pessoa, eu vou me beneficiar me sentido bem? Resposta: Certo. Isto é que é aprender rápido. Isto é inteligência básica. Portanto, para isto se tornar um hábito, é necessário praticar.
Gostamos muito dos elogios indiretos. Alguém falou que você foi muito bem naquela sua apresentação. Isto tem um valor enorme para quem ouve. Então, ao invés de incentivar uma corrente de fofocas, quem sabe alimente uma corrente de elogios. Está aí uma boa idéia. Quando você encontrar alguém diga: Escuta, você sabia que fulano de tal (a outra pessoa vai pensar: lá vem fofoca…) está progredindo muito no seu trabalho, não falta nunca e vai ser promovido proximamente.
Quando você estiver triste, amargurado com a vida, lembre-se que você já foi um campeão do início da vida, vencendo aquela corrida maluca e frenética. Você era frágil e solitário, mas foi um gigante. Agora você adquiriu uma fantástica inteligência e enormes habilidades e, além disso, possui pessoas que o amam e que você ama.
A atitude é elogiar, os outros e em primeiro lugar a si mesmo.
Sobre o Autor