Sucesso é o que se é, o que se tem ou os dois? Resposta: os dois. Pergunta direta, resposta direta. Você tem um corpo e coisas. Podem ser muitas ou poucas, grandes ou pequenas, caras ou baratas. Pode ser ações na bolsa ou ações na justiça contra você. E você é um ser dotado de inteligência, espírito, alma com um caráter moldado através do seu ambiente.
Porque dizer que sucesso é somente aquilo que você é, seu caráter, seu comportamento, sua gentileza ao tratar com as pessoas, suas ações, é dizer que o sucesso material é desnecessário. Duvido que, com exceção das pessoas ligadas a organizações religiosas, que fazem votos de pobreza, que tenha alguém que não tenha como objetivo ter e levar uma vida confortável e usufruir o máximo dos benefícios que a sociedade moderna oferece. A propósito, se alguém faz voto de pobreza nestas organizações, está limitado a si e não a organização, que, via de regra, são muito ricas.
Destarte, existem jangadeiros mal sucedidos e muitos executivos ricos bem sucedidos. O ponto crucial é: não importa o que você tem, mas quem você é. Por isso há milionários felizes e bem sucedidos e milionários infelizes e mal sucedidos. Não são as posses de uma pessoa que definem seu sucesso, mas o que estas pessoas são.
Minha irmã quando faleceu tinha duas malas cheias de coisas. Uma de roupas e outra de livros. Era feliz, gostava do que fazia. Era freira franciscana.
Agora embaralhei tudo. Raciocine resumidamente comigo. Sucesso é aquilo que você é em primeiro lugar e depois o que você tem. A ordem dos fatores é o salto do felino, digo, o pulo do gato. Neste caso a ordem dos viadutos altera a rodovia.
Se você é forte interiormente, você será forte externamente. Se você tem atitude de humildade, de fé, amor e caridade, você poderá e vai ter tudo o que precisa neste mundo material. O universo vai conspirar a seu favor.
Estando de acordo até aqui (que pretensão), finalizo: Tudo aquilo que você tem, pode perder amanhã. Um terremoto, um vulcão, um incêndio, uma guerra, uma quebra na bolsa de valores ou no fórum da cidade, uma explosão nuclear, um vírus mortal, um acidente na estrada, um meteorito, um atropelamento. Mas se você fisicamente sobreviver, poderá recomeçar porque você é.
Sucesso é um modo de ser, de pensar, de agir. É saber mudar naquilo que não importa e mudar raramente naquilo que importa. É saber que a queda faz parte da caminhada. É se ver dono de sua vontade, é escolher seus compromissos.
Ser e ter sucesso é uma questão de atitude.
Sobre o Autor