Dia nove de novembro de 2009 será comemorado o vigésimo aniversario da queda ou abertura do muro de Berlin. Grande festa esta sendo preparada. Parte do muro que ainda existe está sendo pintado por artistas renomados. Um museu foi construído para explicar e preservar os fatos envolvendo os vinte e poucos anos de sua existência.
Mais de cem pessoas morreram ao tentar fugir. Hoje, Berlin reunificada é a maior cidade da Alemanha, considerada a capital da Europa. Um símbolo da guerra é a Kaiser-Wilhem-Gedachtniskirche, igreja que foi bombardeado e 86 dos 134 metros da torre ainda existem.
Ao se ouvir as historias do muro, sua construção, a surpresa que os habitantes dos dois lados tiveram no domingo quando ao acordarem não conseguiam mais cruzar a fronteira. Pego de surpresas, sem condições de reagir.
Mas porque o muro ainda existe. Isto se refere a outro muro, ao muro que construímos ao nosso redor, muitas vezes ate físico, para proteção da casa, do patrimônio. O muro mais difícil de derrubar e o muro mental, e a zona cômoda na qual vivemos e nos escondemos atrás dele.
Vinte anos após o colapso do muro de Berlin, pessoas ainda constroem muros e atiram nos outros quando tentam atravessar. O muro da faixa de Gaza é uma vergonha. Pelo menos não precisam começar do zero, podem usar a tecnologia do muro de Berlin.
Finalizando, derrube os muros em sua volta, expanda sua zona cômoda, para uma zona cômoda bem maior e continue se protegendo, mesmo que seja com muros.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor