Descobri cedo que a melhor maneira, para mim, de aprender é viajar. Algumas das experiências podem ser de utilidades por outros peregrinos.
• Evite seguir o fluxo da maioria dos turistas. Evite museus. Talvez até seja absurdo, mas quando se viaja se quer conhecer a vida daquele lugar e não do seu passado. Se for visitar museus, saiba o que você quer olhar e caia fora. Se não você vai ter a sensação de ter visto um monte de coisas sem saber do que se trata.
• Faça contato com os locais. É ali que a cidade acontece e não nos museus. Nos bares, sente e veja as pessoas chegando e saindo e se alguém iniciar uma conversa, entre nela, por mais diferente que seja. Compre um jornal para os shows e passeiso.
• Compre, compre muitas coisas que você não precisa carregar. Boa comida, espetáculos, shows, passeios. Com a internet você pode mandar vir qualquer coisa, sem pagar excesso de bagagem e sem ter que carregar as coisas para lá e para cá.
• Se possível viaje sozinho ou se estiver casado com sua companheira, as vezes. Viajar assim, necessita de mais esforço, porque não tem ninguém olhando por você. Mas é a única maneira de deixar o seu país para trás, por um tempo. Viajar em grupo é ir disfarçado para falar sua própria língua e ouvir mais notícias do seu país do que do país que você vai visitar. Os filhos? Ensine isto a eles.
• Não faça comparações de nada. De preço, limpeza, qualidade de vida ou transporte. Você não estava viajando para provar que você vive em condições melhores que outros. Você esta alí para descobrir como os outros vivem e o que você pode aprender com isto.
• Não tente ver o mundo em uma semana. É preferível ver uma cidade em quatro ou cinco dias do que cinco cidades em uma semana. As cidades são como mulheres sensuais, só se revelam aos poucos e com tempo.
• Aprenda a viajar de mochila. Já voltei de viagens e guardei roupas que não usei.. Viaje leve, já chega seu peso. Nao volte mais gordo, só porque esta viajando. Ou vai ter que voltar correndo para academia. Aí perde a graça.
Finalmente. Viajar é uma aventura. A vida é uma aventura. Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor