Islamic Emirate of Afganistan (154) March 2024
- Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12kVU099FRrjcZiZqucpS00zHxqILlJ_Z
- Vídeo – https://youtu.be/3e1UYHmFjtQ?si=PhcQWkZDPUi2hxme
- video –https://youtu.be/Zsd3KckarYY?si=Oljld3k6Ap0ta9n3
-Afeganistão ,Islamic Emirate e antes do Taliban Islamic Republic, país 154 nesta grande aventura, oficialmente Emirado Islâmico do Afeganistão, com população de 40,1 milhões. Capital Kabul, população 4,4 milhões e também a maior cidade. Terras antigas, que tem testemunhado muitas campanhas militares, desde a antiguidade. As mais notáveis feitas por Alexandre o Grande, Chandragupta Mauria ( primeiro imperador da Índia) Genghis Khan ( tive oportunidade de assistir em Ulaanbaatar festejos dos 800 anos de GK) e recentemente pela União Sovietica, Estados Unidos e OTAN e na atualidade pelo Talibã, grupo conservador com o objetivo de promover a paz e aplicação da lei rígida dos Muçulmanos Sunita.
– Desde a saída dos USA e OTAN em 2020, decretos limitam os direitos de liberdade das mulheres , proíbe meninas de frequentar escola secundária e exclusão das áreas de trabalho, proibição uso de parques e academias, casamentos arranjados.
– Vim aqui para conferir e conhecer a realidade in loco. O visto conseguido em Islamabad em quatro horas. No aeroporto , os estrangeiros se registram, recebem um cartão de identificação para o período da visita. Nos hotéis e aeroportos constantes revistas a cada entrada ou saída. A segurança, aumentou, a liberdade diminuiu. Cada povo, e este em especial, antigo que já testemunhou tantas mudanças, está se adaptando a força para esta nova situação. O fracasso da União Sovietica e USA/OTAN, da crédito para esta este recomeço.
– Ghazni, 93 km de Kabul ,levou quatro horas de carro, cidade com 270 mil habitantes, a 2219m acima nível do mar, está ao longo da rodovia 1 entre Kabul e Kandahar. Os minaretes de Ghazni e as ruínas do palácio do Sultão Masud, e vários outras lugares de herança cultural tem trazido arqueólogos e turistas para cá. Os minaretes de tijolos são do século 12. Neste roteiro vim no inverno, portanto muita neve, a qual os locais estão acostumados e é um cenário diferente.
–Kandahar , com 650 mil habitantes, a 1010 m acima do nível do mar, é a segunda cidade do Afganistan. É o centro espiritual do Taliban. Embora a capital seja Kabul, aqui está baseado o Lider Supremo e seus assessores espirituais, por isso de fato é chamada capital de fato. Fomos ao gabinete do Ministro da Cultura e turismo que nos forneceu um passe livre atrás de um documento manuscrito por ele próprio e carimbado.
– É acreditado que o manto do profeta Maomé , (cloak of Muhammad)criador do Islamismo, está na Mesquita Kirka Sharif em Kandahar. A tumba de Ahmad Shah Durrani (fundador do Estado moderno do Afganistan) está ao lado. Foi ele que trouxe o manto de Bukhara. O manto teria sido usado no ano 621 em sua jornada noturna e ascensão ao céu. O mesmo é creditado ao museu em Istambul, onde sutras são recitadas 24 horas por dia.
– Ainda visita a tumba de Mirwis Hotak, o conquistador e libertador do Afganistan do Império Persa em 1741.
– Nada é simples no Oriente Médio e na Ásia Central. Desde minha presença neste planeta ouço falar dos conflitos nesta área. A propósito : oriente próximo: Arábia Saudita, Katar Turquia , Israel… Extremo oriente: Japão ,China, Mongólia…
– A saída desastrosa dos USA e OTAN em 2021, aquela imagem do avião decolando e pessoas penduradas, foi no aeroporto de Kabul, por onde entrei vindo de Istambul pela Khan Air. Um povo sofrido historicamente e agora a impressão que se tem, que estão no começo novamente, tanto na infraestrutura básica ( energia falta com frequência e a maioria dos estabelecimentos tem gerador próprio) e a oportunidade de educação que com o Taliban ficou com poucas perspectivas. História nos pés, presente sofrido e futuro incerto.
– Isto leva a quem tem as mínimas condições , de emigrar. Únicas
embaixadas no país são do Pakistan e Iran. Um desafio enorme. Fui perguntado e assim outros do grupo sobre visto para trabalho no Brasil é outros países. “ Meu objetivo e sair do país. Se não conseguir vou me formar na universidade aqui e fazer o melhor possível”, depoimento do guia que nos acompanhou.
– Porém, o contato com as pessoas é muito amigável, de alegria, querem saber de onde sou, se estou gostando do Afganistan, convidam para chá em sua casa e sempre alegres. É alegria genuína que atribuo ao alicerce religioso, pois praticam o islamismo com dedicação.
– Check point Charlie(Berlin ) a todo momento. A polícia do Taliban, pede documentos para conferir. Inclusive quando andávamos em grupo na rua.
– Em Kabul, a Mesquita Sakhi Shrine , construída em 1621, recebeu por um tempo o manto do profeta Maomé. A Mesquita Shah Jahan, um dos prédios de maior importância histórica em Kabul e foi dedicada em 1747, Shah Jahan foi o imperador Mongol de maior conquistas na época. O mercado de rua, com vendedores dos mais diversos produtos e serviços, é uma convulsão de pessoas,motos, expositores, de produtos e competição que. Ais parece um show. A informalidade é enorme,e as pessoas ali,encontram o seu rendimento.
-Em Mazar-i-Sharif , capital da Província de Balkh, quarta cidade em população , com 500 mil hab, Famosa pela Blue Shrine of Hazrat Ali. A Mesquita, em tom de azul, é um lugar de peregrinação. É a mais importante, grande e bela do Afganistan.
-Em Balkh, uma cidade nesta província com o mesmo nome, cidade com história longa de 2500 anos, as ruínas da primeira Mesquita no Afganistan , data do 794 a.D, The Noh Gonbad mosque. É o mais antigo monumento da arquitetura Islâmica da Ásia Central. Construído em cima das fundações de uma stupa Budista. Tudo para concluir que desde tempos imemoriais, o homem constrói templos, para nele venerar deuses e pedir bençãos ou encontrar conforto para si.
– Ainda em Balkh, as ruínas do muro que em barro que cercava a cidade e vestígios da ocupação por Alexandre o Grande. Também as ruínas da casa do Poeta Rumi, nascido em 1207 em Balkh .A Turquia reclama para si o poeta pois faleceu em Konya.
– Na província de Samangan, o Stupa Budista esculpida dentro da Rocha , de cima para baixo, na montanha. Ao lado em outra montanha com várias grutas escavadas na rocha usados como lugares de oração.
– Concluo está aventura no Afganistan. Desde o controle do Taliban, eu comparo a uma chaleira de água fervendo, a água evaporando, a chaleira seca, o fogo continua, a chaleira vai ficar preta e começar a derreter. Mais cedo ou mais tarde alguma revolução vai acontecer novamente.
– Está aventura completa a visita aos Stan países: Kirkistan, Kazakhstan, Uzbekistan, Turkmenistan, Tajikistan, Pakistan, Afganistan.
– Culturas, hábitos, religiões, vestimentas, tradições, cores, culinária, pensamentos, rostos.hospitalidade, alegrias. Muito diverso do que estamos acostumados na América de Vespucio.
– Por quê? Porque viajar faz bem à saúde, expande a compreensão da geopolítica do planeta e porque o tempo urge. E também
Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.
Marcos HANS,
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM.
See
Sobre o Autor