Islamic Republic of Pakistan (153) -Lahore e Islamabad -February 2024

Islamic Republic of Pakistan (153) -Lahore e Islamabad -February 2024

                     Islamic Republic of Pakistan (153) -Lahore e Islamabad -February 2024

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/12j31OOSTCiIv97rRsXti5W3fari9tXSP

-vídeos https://youtu.be/RsmONqgv0QQ?si=DqD_HxIZx1aqixWb

video –https://youtu.be/RsmONqgv0QQ?si=DqD_HxIZx1aqixWC

             – Pakistan, país número 153 desta grande aventura. São 240 milhões de habitantes oficialmente. Karachi a principal cidade tem 20 milhões. Lahore, para ordem vir a cerimônia da Guarda na fronteira com a Índia,  tem 20 milhões. Islamabad, a capital tem 1,2 milhões. Lahore é conhecida como a cidade dos Jardins, legado das construções destes espaços pelo Império Mongol. Ou seja, terras antigas, várias civilizações desde 6 séculos antes de Cristo até hoje com registros arqueológicos. 

             – O comércio de rua, de todos os tipos de produtos, desde passarinhos a móveis . Transportes dos mais variados, de motos adaptadas, Tuk tuk coloridos aos milhares, ônibus e caminhoes personalizados, sempre todos  com muitos   passageiros. Um caos em um  trânsito em ordem. As pessoas são de fácil interação. Religião da maioria é o Islã. Som nos minaretes das mesquitas, acontece cinco vezes ao dia chamando às orações. O islamismo proporciona para quem o,prática, e a maioria aqui o  faz, um exercício  físico e espiritual ao mesmo tempo. As genuflexões, deitar, levantar, se curvar mantém  o corpo em forma e as orações mantém o

 os pensamentos e  ações de acordo com a filosofia do Islã. 

              – Independente do Índia desde 1947, por motivos religiosos, disputa de fronteiras, território da Kashmir, cuja animosidade continua atualmente. Cidadãos do Pakistan não podem visitar a Índia. Anteriormente a região foi  ocupada  pelos Mongóis, Sikhs e Britânicos.

               – Os sítios da Unesco e monumentos são resultado da civilizações dos Mongóis, Sikhs e Britânicos. Portanto o passado em ação na atualidade. Turistas vem para ver , além do país atual , o que as civilizações e ocupações  do passado legaram. 

                – Assim como Mahatma  Gandhi é o mentor da Nação Indiana, Mohammed Ali Jinnah é o fundador do Pakistan. As fotos deles estão nos prédios onde é realizada diariamente a cerimônia de abertura de fronteiras em Lahore, onde dos dois lados, soldados ritualisticamente apresentam um show evidenciando a fronteira e as duas nações.

                – O Everest , no Himalaia, Tibet, com 8848 é o pico mais alto do Planeta. No Pakistan tem 5 montanhas acima de 8000 mil metros. O K-2 tem 8611m. 

                 – A rota mais famosa do mundo é a Rota 66, de Chicago a Los Angeles e aqui, a rodovia Karakoram, é considerada um das mais belas e perigosas do mundo. A rodovia mais alta pavimenta construída pelo governo da China e do Pakistan.

           -A mina de sal Khewra, localizada entre Islamabad e Lahore, foi descoberta por Alexandre, o Grande, durante a campanha indiana, quando seus cavalos doentes lamberam as pedras que estavam lá e se curaram. A extração de sal remonta a essa descoberta feita por cavalos. A base da atual mina de sal foi feita durante o reinado do Imperador Mongol Akbar II.    

                -A mina de sal Khewra, também conhecida como a mina de sal Mayo, é a mais famosa da Cordilheira de Sal. Sendo a segunda maior mina de sal do mundo. A maior fica em Goderich   Ontário Canadá. Desta mina, o sal do Himalaia, conhecido por sua cor rosa e propriedades  é extraído e é exportado para o mundo. Uma centro para receber os turistas foi criado em 2002 e atualmente é uma atração turística importante no Pakistan. O sal rosa só é encontrado  nos Himalaias e principalmente no Pakistan. 

                  –  Atrações   visitados nesta aventura : Wanda Border Ceremony, Shalamar Gardens, Jahangirs Tomb, ( Mongol Imperor), Hiran Minar, Lahore Fort,( Shees Mahal),  Delhi Gate, Takht-E-Babri, Safa Garden,  Khewra  salt Mine, Shri Katas Raj Temples, Kallar Kahar, Peshawar( Sethi House, Quesada Kiwanis Bazaar, Mahbat Khan Mosque, Baab e Khyber (Khyber Gate) na fronteira com o  Afganistan. Faisal Mosque, Monumento  de Pakistan em Islamabad e Taxila área and Museum.

                  – O país é dividido em quatro províncias:  – Sindh,(Karachi) Punjab, (Lahore )KPK, (Peshawar ), Balochistan(Quetta). E a capital Islamabad no Distrito Federal. Um país em muitos lugares com costumes e tecnologia manual e primitiva. Por outro lado, nas capitais  das províncias e na capital distrital, Islamabad, moderno, com metros de ônibus,, edifícios modernos, estradas pedagiadas e muito bem conservadas. 

                      – De Natureza exuberante, de costumes únicos, esta terra que já foi de muitos , atualmente tem o desafio de oferecer a sua superpopulação condições e oportunidades para uma vida digna.  

                         Viajar para conhecer, ver e não comparar. Cada povo tem sua trajetória e seu momento de ouro, alguns de aproximando, outros se mantendo e outros se afastando desde momento. São ciclos culturais, financeiros e territoriais. Assim o é na vida de cada ser deste planeta. 

                          Por quê? Porque tudo é uma Questão de atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243p

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.