Maçonaria em Denmark, Finland, Estônia , Sweden. August 2017

-Maçonaria em Denmark, Finland, Estônia,Sweden. August 2017

-Em agosto de 2017 em viagem pelo mar Báltico, visitei as Grandes Lojas destes países
– Em Denmark-Dinamarca, na capital Copenhagen
Copenhagen freemansonry
Blegdamsvej 23
2100 København Ø
www.ddfo.dk
Impressões : Recebido pelo Grande Secretário. Visitei alguns templos. Na fachada do prédio o compasso e esquadro estão em posição invertida , comparada a posição que conhecemos . Descobri depois que é porque a GL está dedicada às lojas de São João o evangelista e estas usam esta posição. O prédio de 1923 foi ocupado pelos nazistas para abrigar refugiados, que deixaram o prédio destruído. Muitos reis foram GM, cujo símbolo da coroa está sobre a pintura nos quadros da galerias dos GMs. Nesta visita estive acompanhado por minha esposa Rejane.

– Em Finland– Finlândia na capital Helsinki
endereço :
Grand Lodge of Finland
Kasarmikatu 16 D
FI-00130 Helsinki- Finland
Impressões :Recebido pelo Grande Secretário Ir Lauri Heaniemi.Mostrou me vários templos. Perguntou sobre a situação maçônica do Brasil com os três grupos de Grandes Lojas ou Orientes a qual expliquei com as visões de 1927 e 1973. São 8000 irmãos em 106 lojas.

– Na Estônia, na capital Tallin
endereço:
– Tatari 25-33, Tallinn 10116 | Postkast 3992, 10509 Tallinn
Impressões : isto foi mais que conincidencia. O GM Arne Kaasik , hoje SGC (sovereign grand commander)do REAA,  o qual conheci e encontrei por duas ocasiões, em Istambul e Berlin, estava no dia que fui ao endereço da GL em reunião. Ao chegar no prédio, que não tem identificação maçônica a não ser por alguns desenhos nos vitrais, quase imperceptíveis , encontrei um senhor ao qual mostrei o endereço que estava no meu celular. Ele disse , sei o que você procura e nos identificamos pelos anéis. Perguntei se podia visitar . Disse que não pois teria que ter marcado antes e ser identificado como membro de GL reconhecida. Mencionei que conhecia um dos GM. Pegou meu cartão e disse para esperar. Ao retornar veio junto o SGC Arne Kaasik. Abriram se as portas e visitei os templos. O prédio foi construído especificamente para a GL. Iluminação moderna, com jogos de luzes, com cortinas preparadas para transformação em diferentes graus.

– Em Sweden – Suécia, na capital Stockholm

-Blasieholmsgatan 6, 111 48 Stockholm, Sweden
Svenska Frimurare Orde
Impressões: localizado no centro, atras do Grand Hotel , prédio de 1606. Recebido pelo assistente do GM Ir Anders Fransson.  Visitei os templos que me foram permitidos e confirmei o que tinha lido a respeito dos templos maiores e mais lindos do mundo da maçonaria. Ou seja, o da UGLE e, Londres, da GL da Pensilvânia e estes da Suécia. Estes aqui são magníficos. Jogos de luzes para deixar o Templo para a luz da noite, luz do dia, o firmamento , as colunas, os painéis. Na parede escudos que sai individuais de quem chega ao Grau de Templário. cada um cria seu escudo com os símbolos próprios. Aqui o rito Swedish Rite é o único. São dez graus e necessariamente, inclusive para o primeiro grau, ser cristão.
– Na Lithuania, em Klaipeda, terceira cidade em população do,país.
Somente resta o prédio na Rua Liepu, 20, onde funcionou a maçonaria até 1935 quando foi
extinguida pelo Nazismo.
Fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERM2tya3RfaFNlLWM
HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share