Arquitetura fev 2015

Arquitetura fev 2015

Arquitetura

-O que mais se faz é já se fez neste planeta é construir. Estradas, pontes, prédios, templos, casas, edifícios. A atual competição está nos prédios mais altos. O último, Burj Khalifa em Dubai ainda mantém  o título, mas não por muito tempo.

-O turismo arqueológico mostra bem isto. Os ícones da arquitetura reveladas do passado, com milhares de anos de idade e alguns ainda bem conservados demonstra o que o ser humano foi capaz e projeta para um futuro de mais realizações impressionantes.

-No Egito as pirâmides, Na Grécia o Parthenon, no Peru o complexo de Machu Pichu, no México Chitzen Itza, na Guatemala as ruínas de Tikal, no Cambodia a Argkor Wat, na Irlanda   New Grange, em Israel – Belém, na Ethiopia em Lalibela as Igrejas Monolíticas,  na Ilha de Páscoa os Moais, na Índia em Chennai os Templos, na Turquia as Igrejas nas cavernas. Os aquedutos romanos em Segovia. O Coliseu em Roma e os vestígios de todo império. Na Macedônia as estátuas dos heróis do passado por toda a cidade. Os Templos Budistas nas Montanhas em Thimphu no Bulham, As Torres Petronas em Kuala Lumpur. Os Prédios em forma de flor em Macau, O Canal do Panamá. As pagodas milenares no Japão  e as centenárias em Myanmar. Muralha da China. As igrejas dos Católicos Romanos e as Igrejas de todas as  religiões. Exemplificando menciono o complexo dos Mórmons em Salt Lake City. Os castelos dos Reis Na Europa e finalmente  a minha casa e sua casa.

-Os mais recentes como A Torrei Eiffel e Arco Triunfo em Paris, Estátua da Liberdade em Nova York, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Opera House em Sidney. Em todas as cidades existem monumentos, estátuas, prédios históricos, ruas especiais que foram construídos para durar muito tempo e para lembrar o que aconteceu. Os museus  em geral acomodam coisas que o homem construiu. Os Shopping Centers e lojas mostram coisas que o homem construiu para uso atual é que vão virar peças de museu cedo ou tarde.

-Em termos de construções para moradia, o desafio atual é o maior de todos os tempos pois nunca houve uma população tão volumosa e a previsão é de que pelo anos 2050 seremos 12 bilhões. Onde as pessoas vão morar. As tecnologias para construção casas e apartamentos  para a grande maioria da população é inacessível.

-Na última  feira internacional de Arquitetura em Singapura foram apresentados projetos residências com Bambu, muito abundante na Ásia. É o aço do futuro para residências e  construções   compactas.

-Não vamos ver tão cedo,  um mundo onde todas as pessoas e famílias tenham um lugar digno e condições mínimas de higiene para habitar. A Europa e América do Norte é o mais próximo disto.

-A arquitetura tem este desafio com materiais econômicos.Os governos na disponibilização de lotes e financiamentos. O Socialismo fez o mesmo e todos com a mesma cor e o mesmo projeto. No Brasil, o minha casa minha vida, copiado de outros países é exemplo para dar dignidade para muitos.

-O que mais se fez neste mundo foi construir. O que mais vai se fazer ainda neste mundo é construir. E você, certamente já construiu algo em sua vida.

-E o projeto arquitetônico de sua vida. O que vai ficar além de você. Seus filhos, sua casa por alguns anos? Livros que você escreveu, árvores que você plantou como sempre se diz. Faça estas três coisas e está feito. O tempo sumira com tudo.

-Construa é vida sua vida com sendo o projeto mais importante, mais valioso, com beleza, com força, com Luz, Vida e Amor. Os momentos de felicidade são seus e únicos, o que no final importa é como você percebe sua construção. Sonhe colorido, construa colorido e pinte colorido.

– Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

 

Marcos Hans

Fevereiro 2015

 

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.