Uma maçã.

Uma maçã.

Na China tudo é grande. O território do país é o terceiro em tamanho no planeta. A população atinge 1,2 bilhões, um sexto da população mundial. A muralha da china, vista da lua, impressionante edificação é atração turística sem precedentes. Beijing, a capital onde os Datongs, vilas antigas, no centro da cidade, se misturam com os prédios modernos. O mundo ficou pequeno. As distancias são relativas.

O episódio ocorreu na China antiga. Um mandarim, pelo dialeto oficial da China, Magistrado, ou seja, Mandão, dono de muitas terras e negócios. Sua palavra era decisão de vida ou morte. Cansado e velho, com 82 anos, resolveu abrir uma vaga para lhe ajudar a administrar os negócios e propriedades.

Somente duas regras constavam da seleção. Quem não fosse aprovado teria sua cabeça cortada e exposta em público e quem ganhasse a posição teria um alto salário, teria também proteção para toda sua família até o ultimo dos seus descendentes. Três candidatos apareceram. No dia da prova, a multidão se reuniu em volta a um lago.

O Mandarim fez a pergunta. O que é aquilo no meio do lago, disse apontando para o lago. O candidato número um se aproximou até a beira do lago, olhou. Tem a aparência de uma maçã. Ao sinal, o Samurai desferiu um golpe mortal. A mesma pergunta ao segundo. Este entrou um pouco no lago, até a altura da cintura, olhou e respondeu: É realmente uma maçã, inclusive parece estar podre. Não teve tempo de se virar e o Samurai o eliminou. Aproxima-se o último candidato, confiante. Ao ouvir a mesma pergunta, correu, nadou até o centro do lado, apanhou a fruta, voltou, examinou e disse ao mandaram. É uma maçã, está apodrecida e por isto estava boiando. Graça. Graça. O cargo é teu. Tu és a pessoa que procuro.

Moral da história. Tire a sua também. Na maioria das vezes não somos específicos o suficiente. Achamos que sabemos e conhecemos o assunto, mas na realidade somos amadores. Ao dar sua opinião ou estudar um assunto, vá atrás de fatos, cheque informações. Estude, se especialize e faça diferença no mercado de trabalho tão globalizado e competitivo onde a concorrência hoje não é mais local.

Jornalista famoso, Joelmir Betting outro dia comentou: Estamos no país da achologia. Todos acham alguma coisa, mas poucos têm certeza. Tenha certeza ou a maior chance de certeza daquilo que você faz, diz, divulga. Isto envolve sua credibilidade como pessoa. Você vai construir sua credibilidade com este tipo de atitude.

Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)

регистрация на яндексtranslate in spanish from english

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.