Sul dos Estados Unidos, Sul da Europa.
Julho/2016
-O Brasil mais se parece com o Sul dos Estados Unidos ou a um país do Mediterrâneo na Europa.
– Desde os shopping centers ,que são uma cópia dos sistema de comércio americano, ao uso de automóveis, a Ipiranga ,lembra a paixão do Brasileiro por carros, inspirado pelo país sobre rodas no norte das Américas.
– As multinacionais, tanto dos Estados Unidos como da Europa, moldaram nossa indústria ,a cultura de consumo e comportamento nas famílias se seus empregados que foram passando de uma para o outra. Filmes então? Lavagem cerebral, assistimos os filmes simultaneamente com o mundo todo e nos tornamos cada vez mais parecidos com eles. A maior parte com os Estados Unidos e uma menor parte com a Europa.
– Qual é o jovem na atualidade que não quer fazer um intercâmbio e aprender English? Qual é o adulto que não tem o desejo de fazer compras no exterior. Basta a cotação do dólar melhorar um pouquinho que os aviões lotam.
-Quem somos? Que País somos? Ao juízo frio, o Brasil não chega a ser um malogro, não passa de um pais medíocre. Nossa contribuição para a historia da ciência e tecnologia, filosofia, resume-se a uma dispensável nota de rodapé em um livro de mil e uma páginas.
-Enquanto os Estados Unidos tomaram a dianteira do mundo moderno, seguros na crença de que o resto da humanidade não sonha senão em chegar onde chegaram e ser como eles sāo, o Brasil vai aos tropeços, como um passageiro de segunda na auto estrada de uma civilização da qual não toma parte no que ela tem de mais nobre e essencial.
– Pode ser sido, nossa colonização, e, posterior a colonização pelos cristãos católicos cujos padres liam a bíblia para os seguidores e nos Estados Unidos, colonizados pelos cristão evangélicos, cujos pastores solicitavam aos seguidores lerem a bíblia fazendo assim toda a diferença no desenvolvimento da criatividade , caráter , educação.
– Se tudo correr bem, o que na atualidade não está, um dia chegaremos a ser uma nação desenvolvida qualquer coisa semelhante ao Sul dos Estados Unidos ou ao Sul da Europa, a um país do Mediterrâneo Europeu. Nos cabe fazer e seguir o melhor que pudermos a receita e os caminhos já trilhados.
-Copiamos os shoppings, o modo de vida, a estátua da liberdade, comemos em redes de restaurantes americanos, Apllebees, Mc Donald, usamos celulares americanos como a Apple, usamos carros de origem americana e europeus como a General Motors
e Wolkswagen, etc. E ao copiar as leis incluímos o jeitinho brasileiro. Que ironia.
– Mas a esperança existe, não para nossos filhos, talvez para os filhos dos nossos filhos se continuarmos copiando bem e nos adaptando ao melhor.
-Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
Sobre o Autor