KYRGYZ REPUBLIC.-KYRGYZSTAN -September 2016

KYRGYZ REPUBLIC.-KYRGYZSTAN -September 2016

KYRGYimg_1449Z REPUBLIC.-September 2016

Fotos – https://drive.google.com/drive/folders/0Bz9_qUt1B-ERLS0zU3IyMEtnQms?resourcekey=0-RnN73gvd7HG0th04bxcQ5g&usp=sharing

-Na Ásia central, capital Bishkek ou Bisqueque. Odioma KYRGYZ , sendo Russo o idioma oficial, pois é um país remanescente da URSS(CCCP), quando da dissolução em 1991. A história do Quirguistão remonta há mais de 2000 anos, abrangendo uma variedade de culturas e impérios. Apesar de geograficamente isolado por seu terreno montanhoso , o que tem ajudado a preservar sua cultura milenar . O Quirguistão tem sido colocado historicamente na encruzilhada de várias grandes civilizações, ou seja, como parte da Rota da Seda e outras rotas comerciais e culturais.
-A maioria dos 5,7 milhões de habitantes do país são etnicamente quirguizes, seguido por minorias significativas de uzbeques e russos. A religião muçulmana é majoritária no país, representando cerca de 64% da população religiosa.Além de suas origens turcas, a cultura do Quirguistão é composta por elementos de origem persa, mongol e de influência russa.
-Em 1978 geólogos russos (soviéticos) encontraram uma jazida de 352 toneladas de ouro, mas na época consideraram inviável sua mineração, após a independência da URSS o mercado foi aberto e o país recebeu investimentos estrangeiros. No ano de 1996 uma empresa canadense começou a exploração da mina de Kuntor localizada a 300 km da capital e apenas 60 km da fronteira com a China. Em 2010, a mina de Kuntor é uma das 10 maiores do mundo e produz 20 toneladas de ouro por mês. A mineração de ouro representa 45% do PIB e 40 % das exportações da Quirguízia. Mesmo assim, é considerado,um dos países mais pobres da Ásia Central.
– A Ásia central é composta por: Kyrgyzstan , Turkmenistan, Kazakhstan ,Uzbekistan,Tajikistan e às vezes o Afghanistan é incluído.
-Geralmente considera-se que há 40 clãs no Quirguistão. Isto é simbolizado pelos quarenta sóis amarelos no centro da bandeira do Quirguistão.
– A primeira impressão, no trajeto do aeroporto para o hotel. Trânsito intenso , carros antigos, carros modernos, guia que me recepcionou não falava inglês e as ruas , avenidas, parques ,tudo muito organizado e limpo. Uma cidade com arquitetura Russa mas não é mais Russa. O fantasma da era Russa está no ar. Uma país novo, uma cultura sendo formada, uma identidade sendo buscada.
– A famosa bebida Kymyz , bebida láctea alcoólica fermentada de leite de cavalo, similar ao Kefir, é famosa por suas propriedades de cura através do intestino.
– O lago Issyk-Kul é o um dez maiores lagos em volume do mundo e é a praia para,os Kurtz uma vez que o país não tem fronteiras com o mar.
-Após a independência em 1991 por conta da dissolução da URSS houve aqui a privatização das fábricas que depois foram sucateadas e como consequência a atualmente taxa de desemprego ultrapassa 25% e em várias cidades existem prédios de apartamentos inacabados e abandonados por conta desta quase total inatividade industrial.
– O depoimento de uma profissional do turismo cujos pais ainda vivos e que viveram a era comunista Rússia declarou: “antes a escassez de produtos e serviços fazia parte da nossa,vida mas tínhamos muita paz e tranquilidade, agora temos produtos à vontade porém perdemos grande parte da paz.”
-A atmosfera comunista, a maneira de viver daquele período, a arquitetura ainda são em parte conservados para assim continuar atraindo mais turistas. Prédios de arquitetura Russa são propositalmente não reformados ou mesmo abandonados para que o fantasma comunista permaneça e mantenha a mística do período . Existem aqui mais de 2000 estátuas de Lenin. Ele foi um herói para o KYRGYZSTAN pois após Stalin deu mais liberdade ao povo.
– O sistema presidencialista que após duas revoluções está no caminho do respeito ao dinheiro público porém ainda com raizes de muita corrupção. Qualquer semelhança com o Brazil é coincidência.
Não existem países estrangeiras, existem pessoas estrangeiras aos países.

-There are no foreign lands, but foreigns to lands.
-Marcos Hans

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum.    https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.