Eu iria como vim, sem medo, inocente, sem segurança. Diga aos meus para não chorar, porque no paraíso estou e meu pai e minha mãe encontrei. Lá os cegos podem ver, os aleijados podem caminhar e ninguém tem contas de telefone, internet discada ou banda larga, ipva, iptu, cofins, pis, contribuição social e imposto de renda para pagar. Tampouco cartão de crédito a ser debitado ou com opção de pagamento mínimo.
Se fosse hoje meu último dia na terra faria uma cerimônia à luz de velas para lembrar que a luz recebida ao nascer, deve ser devolvida mesmo não tendo achado ela por completo.
Uma canção muito bonita que recentemente tive oportunidade de ouvir, ouvir novamente e estudar a letra chama-se: Peace in the valley. Paz no vale. Foi inclusive gravada por Elvis Presley. A letra e a música surgiram em 1939. Eis algumas estrofes. “O meu senhor, estou cansado e fraco porem eu preciso seguir sozinho, até que meu senhor me chame. As manhãs são tão ensolaradas e as noites são tão claras como o dia. Um dia haverá paz em meu vale. Não haverá tristeza, nem problemas que possa ver. Um dia haverá paz em meu vale.”
Quando será este dia em que haverá paz no meu vale. Depende de sua atitude. Pode ser no dia ou após a grande iniciação, a morte, ou pode ser hoje, aqui e agora. A escolha é de cada um, a escolha é sua. Podemos nos lamentar ou podemos desfrutar o momento. É tudo uma questão de opção.
O menino estava atrapalhando o pai, professor. O pai resolveu dar a ele um quebra cabeças, do mapa mundial. Pensou, isto vai levar a manhã toda, assim posso trabalhar tranqüilo. O menino terminou em minutos. Papai terminei. Espantando, perguntou, como assim, tão rápido. Foi fácil. Percebi que no verso dos pedaços do mapa havia a figura de um homem. Montei a figura, virei e o mapa do mundo estava pronto.
Assim como é dentro é fora. Quando estamos bem conosco mesmo, o mundo também está bem. Quando não estamos bem, o mundo também parece não estar bem. Parece estar sujo, tumultuado, nada dá certo. Precisa-se concertar o mundo interior para que o exterior seja um dia ensolarado.
E se hoje fosse seu último dia, mês, ano, sua última década? Espero que para a maioria e para mim sejam ainda muitas décadas. O que você faria o que você ainda quer fazer, realizar, ser.
Um dia haverá paz em meu vale. E até este dia chegar, quero ter toda paz que mereço, toda paz que construo. Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor