A cena se passou no Faroeste. Far West do inglês, oeste distante. Assim como o Forró, do inglês For All. Os usos e costumes tornou estas palavras parte do nosso vocabulário. Mas o interessante é a cena vendendo um remédio infalível, que só existia naquela época. Hoje nas farmácias os remédios estão disponíveis, mas não são infalíveis.
A promessa era de um remédio contra coice de burro xucro. E o vendedor anunciava inclusive promoção, leve três e pague somente dois. Vários compraram. Ao chegarem em casa, (não sei por que ninguém abria na hora), encontravam dentro do pacotinho um barbante com três metros de comprimento e um bilhete com o seguinte aviso: Para evitar coice de burro xucro mantenha a distancia do mesmo conforme medida do barbante. Indignados, vários compradores foram atrás do vendedor para tirar satisfação. Mas ele já tinha ido para outra cidade.
Começaram a observar a distancia e realmente funcionou. A cena é de um distante e passado cotidiano que, porém é muito atual, sempre vai ser. Hoje o distante oeste é perto, é aqui, é sua cidade, é sua aldeia, é a aldeia global. Os burros xucros são os carros, os caminhões, os ônibus, as motos, as pessoas, as atitudes das pessoas, as drogas, as bebidas, as pessoas mal humoradas, os torcedores do time ¨Nada vai dar certo¨, os pessimistas que se dizem realistas and so on, quer dizer e assim por diante.
Episódio simples, mensagem simples. Para se manter longe de problemas, de situações de dificuldade, para não se queimar no fogo, e todos sabemos disto, mantenha distancia regulamentar. Embora seja um desafio diário, principalmente para os jovens, as escolas, manter longe as drogas, é necessário, se for o caso de medidas drásticas, aliás, elas já existem e são da paisagem. As escolas todas estão cercadas, policiadas, mas o marketing do outro lado é experto, astuto, maligno.
Uma maneira de preservar esta distancia é o amor, tempo e atitudes de valor dispensadas em família. A internet convida os jovens a um mundo virtual perigoso que ainda precisa ser filtrado. A mídia, o marketing, o capitalismo força estas situações, subliminarmente e sem se dar conta vem das contas do telefone, adsl, provedor e seus efeitos. Os efeitos positivos são preciosos e nunca antes vistos, mas como em tudo o negativo vem de graça, digo, incluído na fatura.
O exemplo serve para analisar muitos aspectos da vida de cada. Mantenha distancia daquilo que você não quer, daquilo que sua intuição lhe diz ser negativo e faca parte do time dos vencedores.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor