O cliente em 1º Lugar. É o que o comércio, industria e área de serviços querem fazer. Atender. Exceder as expectativas. Encantar. Fazer algo mais. O cliente é aquele que paga a conta, é a razão da existência da empresa e do negócio.
Vejamos. Se a equipe que está por detrás de tudo, o diretor, gerente, atendentes, entregadores, pessoal da fábrica estiverem fora de sintonia, com situações diversas de relacionamentos entre si, o resultado será um mau atendimento. Se individualmente cada integrante da equipe não estiver bem consigo, vai gerar um mau atendimento para seus colegas e conseqüentemente ao cliente.
Se cada integrante estiver com situações adversas de relacionamento com sua família, filhos, esposa ou esposo, então também vai gerar um mau atendimento na equipe e conseqüentemente ao cliente.
Baseado nisto, pode-se afirmar que o primeiro cliente deve ser:
– Como pessoa: Você mesmo. Gostar e atender bem você mesmo em primeiro lugar. O resto é conseqüência.
– Como família: Gostar e atender bem sua família. Dar tempo com qualidade para seus filhos e esposo ou esposa. Conseguir conciliar seu estress e competividade que o ambiente da empresa exige, sem perder a família. Bota desafio nisto. Você conhece algum amigo que perdeu ou quase perdeu sua família por causa do trabalho excessivo? Levava trabalho para casa, nunca tinha tempo para sair com esposa, não viu seus filhos crescerem? Pois de que adiantou chegar ao sucesso, financeiro ou outro, com a família em desordem? Portanto, em se tratando de família, seu cliente é: A família em primeiro lugar.
– Como empresa: Seus colaboradores, seu gerente, seu diretor, seus clientes internos. Bom dia com entusiasmo, elogios.
E o cliente que paga a conta fica onde? Se esta base está bem formada, ou seja o Eu e a Família, o trabalho vai ser uma conseqüência positiva e o cliente que vem depois disto, vai dizer: Como me sinto bem fazendo negócios aqui!
Por quê?
Porque são as atitudes certas que devemos tomar. E com certeza são desafiadoras.
Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans(revisado fevereiro 2022)
Sobre o Autor