Fotos-Tour Asia junho 2012
https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9zqjMF1hrFedsUyChs?e=eFGDte
-Duas pessoas de ordens monásticas estiveram na minha vida por um bom período.Minha Irmã, Carmem Maria Hans, que ao fazer os votos na Ordem Franciscana das Irmãs Bernardinas assumiu o nome de Irmã Lúcia Helena. Retornou a usar seu nome após uma mudança de regras na congregação. Estudou em Camaquã,Porto Alegre e depois trabalhou em Camaquã, Curitiba, Petrópolis no Rio de Janeiro.
-Petrópolis no Rio de Janeiro foi seu ultimo trabalho. Ao retornar para casa, para ficar uma semana com a mãe, voltou somente de corpo. Vide artigo sobre Casa Lar Irmã Carmem. Ela era da paz, do dialogo, do silêncio, do desapego. Além da herança espiritual deixou duas malas,uma com livros e outra com roupas.(https://www.sejalider.com.br/?p=3315). A decisão dela de ser freira e seguir o caminho da espiritualidade me encoraja a passear por esta freqüência.
-A outra pessoa que conheci em Caxias do Sul, durante uma palestra sobre Yoga, foi Dada Dharma Devananda, cujo nome,de família era Florêncio. Nascido no Nepal, juntou- se a missão da Ananda Marga. Ele foi treinado pelo fundador da ordem, Sri Baba Krisnamurti. Ele me ensinou os ássanas da Yoga, a meditar , a comer mais comida vegetariana. Viajou pelo Brasil, USA e Alemanha para difundir a filosofia da Ananda Marga. Fiquei sabendo de sua transição um ano depois. Além da herança dos ensinamentos, deixou para mim a determinação de querer atingir a iluminação. Por duas vezes se despediu de mim, o que vim a perceber somente depois da notícia de sua transiçao.
-Ao vir ao Nepal, Kathmandu vi muitos monges que usavam as mesmas roupa que ele usava. Batina cor laranja. Percebi o feito dele, pois sair daqui sem saber língua diferente do Nepalês e falar de uma Filosofia estranha, de reencarnação, de transmigração das almas, de comida vegetariana, meditação, yoga, foi ter muita coragem e vocação .
-E ao ser indagado pelo mestre porque eu estava na senda a procura de iluminação , foram-me feito três perguntas: O que trazes contigo? Além de mim, uma escova de dentes,pouca roupa e ansiedade de entender minha existência . Porque esta ansiedade? Pela necessidade de entender e responder de onde vim, porque estou aqui e para onde vou. E finalmente, porque viestes procurar aqui? Porque não achei dentro de mim nem ao redor de mim.
-E assim, o mestre me disse: Vá pela vida sem carregar peso excessivo, desfrute tudo e todos os momentos da existência e não tenha ansiedade pelas respostas de onde e para onde, pois eu também ainda não sei. Simplesmente vá sempre firme, alegre, avante, para cima, sem exageros em nada, siga pelo caminho do meio e não estranhes se as respostas aparecerem em uma terça feira comum , a tarde, perto de você.
-Quem sou eu para discordar. E assim estou vivendo.
Marcos Hans
Paro-Buthan -june/2012
sejalider.com.br
Sobre o Autor