O mais famoso na atualidade é o ex-muro de Berlin. Temos a muralha da China. O novo muro de Israel, que está sendo construído atualmente. As cidades medievais eram cercadas por muralhas. Babilônia era defendida por muralhas.
No início era para conter os animais para não invadirem a terra dos vizinhos. Depois as casas foram cercadas para os animais não invadirem. Depois as cidades para conter os inimigos. Depois as nações se dividiram e cada uma tem sua muralha geográfica. Não bastando algumas nações fizeram isto literalmente, pedra sobre pedra. Alguns muros são derrubados e ao mesmo tempo outros construídos. Entenda-se isto.
Veja na cidade onde você mora. Os muros de Berlin estão em toda parte. Ao iniciar a construção de uma residência, empresa, a primeira obra é o muro de Berlin. Arame farpado, cerca elétrica ligada ao sistema de alarme e este à empresa e esta à polícia.
Estes muros físicos que todos presenciamos, muito bem sintetizados por John Lennon em sua música e letra utópica ‘Imagine’, acompanham a humanidade desde que temos registros.
Os muros invisíveis são mais defensivos ainda. Quais? Os muros que cada um cria ao seu redor. São as máscaras sob as quais escondemos nossa verdadeira realidade, personalidade. Quanto mais confiante, mais maduro, mais bem resolvido cada um for, menos muros de Berlin terá dentro de si.
Quando crianças não temos muros de Berlin dentro de nós. Somos puros, sinceros, autênticos. O tempo passa, construímos o primeiro e depois outros.
A atitude é e deveria ser o objetivo de todos nós, que quando chegarmos à vida adulta estes muros deveriam ser gradualmente destruídos e nos tornarmos como crianças, porém com a experiência de adultos.
Ou você vai querer viver e se aproximar da morte sempre construindo muros?
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor