De que você tem medo? De não agradar os outros, de ficar velho, de não ter dinheiro suficiente, de falar em publico, de aranhas? Este medo e saudável, que faz planejar, proteger, cuidar da saúde. A emoção que normalmente nos domina no dia a dia, não e desta natureza, mas sim o medo que leva ao stress, que não agrega nada a vida.
Em uma pesquisa sobre as coisas de que temos, medo de bichos peçonhentos ficou em sétimo lugar. Medo de falar em publico ficou em primeiro lugar. E o medo do desconhecido. No momento que você treinar, ele passa e se torna um medo prazeroso.
Afinal, do que e porque temos medo? A grande questão e a perda de nossas referencias, do enfrentamento do desconhecido. Imagine-se mudando para um lugar totalmente desconhecido, onde você terá que começar do zero. Depois de um período o medo inicial deste desconhecido se transforma em conhecido e suas referencias estão novamente criadas.
Medo de não ser feliz? Estruturamos a felicidade muito baseado em coisas. Se conseguirmos a casa, felicidade. Se a perdemos, infelicidade. A felicidade não pode ser encontrada em objetos e sim na atitude em relação a vida. Desenvolver uma nova maneira de ver o mundo, pelos olhos da infinita sabedoria a nosso dispor no universo, e o desafio de cada ser vivente.
Um mestre indiano, a sabedoria quase sempre vem do oriente, se perguntava ao levantar: hoje, como todos os dias tenho a opção de escolher o céu ou o inferno. Ele escolhia o céu e obrigava seus discípulos a também fazer esta escolha.
Esta escolha estabelece um círculo virtuoso no qual cada célula do corpo entra em harmonia e como conseqüência influencia positivamente tudo e a todos.
Uma vez que localizamos a felicidade no ser e não no ter, ou melhor, ainda, no equilíbrio entre os dois, o medo da perda tende a desaparecer.
Então nos resta perguntar que tipo de escolha diária se deve fazer. Tome a atitude certa e torne sua vida mais leve, prazerosa e com o medo na medida certa.
Simplesmente porque tudo e uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado Fevereiro 2022)
Sobre o Autor