O personagem deste episódio, é você, sou eu. Neste momento, o personagem será o Rei muito rico, que tinha tudo, mas sempre muito triste. Ele chamou seus conselheiros, amigos e lhes pediu ajuda. Não sei por que me sinto estranho, preciso de paz de espírito. Preciso de algo que faça alegre quando estiver triste e que faça triste quando estou alegre.
O que o Rei quis dizer é que quando algo de desagradável acontecia, ficava muito triste, sem vontade de vir, entrava em depressão e o contrário também, quando algo de muito bom acontecia, fazia festas sem parar, exagerando este sentimento.
Imediatamente foi atendido por seus sábios amigos. Deram-lhe um anel, com uma condição. Debaixo do anel existe uma mensagem, mas o rei só deverá ver quando estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá seu significado. Quando tudo estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais se puder fazer, aí o Rei deve e poderá ver a mensagem no anel.
O Rei achou estranho, mas aceitou. Olhou o anel, tinha um símbolo que também não entendia. Neste símbolo tinha uma ferramenta que os pedreiros usam muito, para conferir os ângulos, um esquadro.
Muito bem. E as situações foram surgindo. O reinado entrou em guerra e a situação ficou difícil, o povo passando fome, muitas mortes. O rei quis ver a mensagem, mas resistiu. A situação era crítica, mas não intolerável. Superou este momento.
Nasceu um herdeiro, muita alegria, muitas festas. O rei proclamou uma semana de festas, mas logo revogou sua ordem decretando somente um dia de festas. Parecia que o anel estava agindo sem, no entanto ver a mensagem.
Mas chegou o momento, quando os inimigos o cercaram e não sabia mais o que fazer. Retirou-se para ficar sozinho e lei a mensagem, que dizia: Isto também passará. Voltou ao front com esta mensagem em seu âmago, e conseguiu negociar uma saída. E passou.
Dar tempo ao tempo, não é sintoma de passividade, mas de sabedoria na maioria dos casos. Tudo passará, nós passaremos, os outros passarão, somos necessários aqui e agora. Portanto esta atitude de saber que tudo tem solução, por mais difícil que seja a situação ajuda a achar uma saída. No momento que se diz. Não existe solução, estou perdido, as possíveis soluções desaparecem.
Tenha você também, um anel, uma jóia, no relógio, nos brincos, na carteira, uma mensagem que diga: ISTO TAMBÉM PASSARÁ e aja diante das situações que lhe surgem com está atitude.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor