Myanmar-Yangon. Jan 2015

Myanmar-Yangon. Jan 2015

Myanmar-Yangon

Fotos – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9zgdJKVLYZgICcnDK0sw?e=EX5bdw

Video- http://youtu.be/fYeEBeHjnQw

–             Republic of the Union of Myanmar-Mais conhecido como Burma. 51 milhões de habitantes.Capital é Naypyidaw.Yangon é a maior cidade. Origens do país datam de 849. Em 1948 se tornou independente do Reino Unido. O País tem sete províncias. Somente na Província de Yangon são são permitidas motocicletas. Motivo: é a maior cidade, a regra tem 15 anos, com motocicleta se consegue escapar muito fácil da polícia.
Visitei o National Museum Yangon, que tem expostos os alfabetos antigos até o atual que ainda é muito diferente do Romano ao qual estamos acostumados. Uma frase parece de longe somente zeros. O trono do último rei, artefatos e esqueletos pré históricos que datam do século quinto antes de Cristo e inclusive, cientistas francesas colocam em,duvida o surgimento do ser humano na Ásia ao invés da África, como demonstra o museu Cradle of Humankind na África do Sul.


-Mas, a maior atração turística e religiosa é a Shwedagom Pagoda que tem história de 2600 anos. O início da construção da primeira Pagoda ( prédio típico da Ásia , em especial das religiões Hinduísmo e Budismo como templo ou memorial)onde está a atual foi na época em que Buda estava vivo. Buda ( Sidartha Gautama) nasceu no Nepal em  Lumbini e dois mercadores de Yangon o encontraram quando ele, o Buda já iluminado, deu a eles alguns feixes de seu cabelo. Estes chegaram ao Rei que os guardou junto com relíquias de outros 3 Budas. Estas relíquias deram início à construção de um lugar sagrado, que atualmente é uma das maiores pagodas do Mundo. Em Myanmar tem outra um pouco mais alta e a maior está na China. Visitei uma Pagoda publica, que não cobra ingresso e ali estão, em lugar especial no interior do prédio, alguns cabelos do Buda mais conhecido do mundo atual.
– Quando visitei o Sri Lanka, vi em uma Pagoda uma relíquia do Buda, parte de um dente. Em Shangai, na China tem outra reliquia dentária do Buda . Na Pagoda Shwedagom tem um lugar onde consta uma réplica do dente de Buda. O marketing faz tudo para atrair atenção. Vi em uma Igreja Católica na Índia, com enormes dizeres na frente da Igreja. Aqui está parte do dedo de um dos Evangelistas. No Sri Lanka enormes estátuas do Jesus, de Buda nas avenidas da cidade. Enormes templos, igrejas, pagodas, mesquitas,programas de televisão em redes no Brasil, nos Estados Unidos, tudo para informar, manter cativado, manter a fidelidade dos crentes, dos adeptos. É a necessidade do ser humano de se apegar em algo físico, que a maioria segue,prática,acredita. Gostamos de fazer parte de algo e assim nos sentimos parte e nos confortamos.
– Em uma pagoda está uma imagem de Buda em forma de estátua apontado o dedo indicador e na mão lugar para colocar um objeto. Filas,para se aproximar, colocar uma nota de dinheiro, encostar a testa no dedo e pedir para suas finanças serem abençoadas, ganhar na loteria e na sequência do mesmo,lugar retirar outra nota e guardar como amuleto de sorte.
– Outra prática comum que vi aqui e em outros países do Sudeste da Ásia é soltar passarinhos junto com seus desejos, pedidos. Então, perto dos templos tem pessoas com gaiolas cheia de passarinhos dos mais diversos tamanhos, raças e cores. Compra-se um passarinho e se faz o pedido e se solta o passarinho. Sem envolver animais, ao,sobrar a vela no bolo do aniversário também se faz um pedido.
– Voltando a Pagoda. Grande, Impressionante, tem quatro entradas, sul, norte, oeste e leste. Com elevador ou escada rolante pois a Pagoda fica em uma montanha. Muitas, muitas mesmo, pagodas pequenas com imagens de Buda estão no complexo do prédio principal. Turistas do mundo todo, vários usando, inclusive eu, usando as roupas dos locais, ou seja um vestido que se amarra na cintura e muitos devotos locais e de países vizinhos, especialmente da Thailandia.
– Equipes de limpeza voluntária, varrendo e lavando o chão funcionando o tempo todo. Somente se anda descalço e com roupas cobrindo o corpo todo. O prédio principal, que está sob restauração é coberto com placas de outro verdadeiro. Manutencao mantida por doações individuais, de países como a China, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e pelo ingresso de oito dólares americanos para os estrangeiros.O complexo funciona das quatro horas da manhã até as 10 horas da noite. É uma empresa turística e religiosa.
-O trânsito é diferente. Diregem pela direita e a direção na maioria dos carros é na direita, porque são carros usados importados do Japão. Então, they drive on right, the Wheel is on the right, therefore they are always right. Cinema. interessante. Antes de iniciar a programação oficial,todos são convidados a levantar e prestar homenagem a bandeira nacional, que é projetada na tela e o hino nacional é tocado. Prática a ser copiada. Lembro- me do meu tempo de colégio onde em fileiras se cantava o hino nacional. Os filmes de hollywood não tem legendas. São em inglês. A maioria não fala inglês mas compreende em parte. É uma maneira de estudar, algo,que faço por muito tempo. Falei com alguns rapazes na saída do cinema e disseram que não entendem tudo mas estão estudando.
– Viajar expande a consciência. Ver o Budismo no rosto dos Monges jovens, sentir a alegria do povo da Ásia são momentos de felicidade. Crie os seus momentos.
– Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

 

Marcos Hans
Yangon – Myanmar
Janeiro 2015

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.