Cambodia – Siem Reap jan 2015
-fotos – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9zgc1kCkM-FQ9EMkeY8A?e=fybIKB
-videos-http://youtu.be/L3SAX6X0BgM & http://youtu.be/L-NGDezysMw
-Na Indochina. O Reino de Cambodia com 14 milhões de habitantes, capital Phnom Penh. A cidade de Siem Reap , que era a capital , ali está o complexo de templos de Angkor Wat, o maior complexo religioso do mundo, construído no século XII e reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade desde 1992. Construído na época do Rei Khmer , dedicado a Vishnu, e o templo melhor conservado é o símbolo na bandeira do país. É a atração turista principal do país.
-Siem Reap é um torre de babel, turistas do mundo inteiro constantemente estão aqui. aliás na Indochina toda, Laos, Vietnam, Myanmar, Cambodia ,Thailand porque são paisagens exóticas para os ocidentais, é econômico em relação a maioria das moedas inclusive o Real Brasileiro e o receptividade do povo asiático, a espontaneidade e alegria são pontos fortes para manutenção e crescimento do turismo. A propósito a moeda no Cambodia se denomina Real como no Brasil, mas não aceitaram os meus reais aqui.Não foi necessário trocar dinheiro. Paguei tudo com Dólares americanos. Os centavos são dados em moeda local. São duas moedas ao mesmo tempo.
-O complexo religioso inicialmente Hinduísta e depois budista é impressionante, grande e construído no século XII em região onde chove muito e foi após abandonado invadido pela floresta. Literalmente as árvores com suas raízes destruíram os prédios. O que a natureza não retomou as guerras recentes , de 1975 ajudaram a derrubar. É o que está acontecendo atualmente na Síria. Os Governos do India, Japão, China tem acordos de cooperação para restauração de diversos templos o que está ocorrendo.
-Em 1979 o Vietnam ajudou na libertação do Cambodia do regime Francês e desde então o Vietnam tem influência no Governo, no controle das exportações e no turismo , controlando o orçamento cuja parte fica com o Vietnam como parte de pagamentos de guerra. O atual primeiro ministro, no poder fazem 30 anos já se proclamou Rei, paralelo ao atual Rei de 60 anos, legal sucessor do trono, que não tem poder, somente figurativo.
-No passado distante Cambodia tinha território dez vezes maior que o atual. Disputas entre membros das famílias reais que solicitavam apoio de nações vizinhas em troca de território reduziu o tamanho do atual país.
– O cotidiano da vida na época ,retratado com desenhos esculpidos na pedras dos templos se encontra nas ruínas de Tikal na Guatemala, em Machu Pichu, Chitchen Iza no México, nas Pirâmides do Egito, nos Templos da Índia, em Lalibela na Ethiopia, na Ilha de Páscoa , em Belém- Israel e vários outros sítios arqueológicos que visitei. Vi mais uma vez aqui no Cambodia e fiquei pensando como no futuro nossa civilização será desenterrada e que história vai contar.Os Hard drives e os arquivos na nuvem vão ser descobertos como?
-Hollywood ajudou muito na divulgação do Cambodia no mundo. O filme Lara Croft:Tomb Raiders com Angelina Julie teve suas cenas principais filmadas em Siem Reap no completo Angkor Wat. A propósito ela adotou uma criança do Cambodia e comprou terras aqui e está ajudando a eliminar as minas enterradas da guerra que continuam matando.
– O que tenho comprado nas viagens são na maioria tickets de shows. O show Smile of Angkor em Siem Reap é o máximo. Conta a história dos Reis e dos Deus, a batalha do bem e do mal e a restauração do equilíbrio na terra. Histórias entalhadas e contadas nas paredes do templo. Com figuro muito colorido, com tecnologia em enormes telas misturadas com o cenário e as luzes é o máximo. Criativo, bonito, entusiasta, profundo na mensagem. Assim foi o Cambodian Circus. Imperdível.Simples e artistas locais que recebem ajuda para estudar são a alegria e entusiasmo que cada um deve e deveria ter pela vida.
-Viajar por terras ontem por séculos , muitos séculos , gerações viveram e tiveram suas vitórias e dificuldades me remete a perceber e viver a vida cada vez mais com mais intensidade, responsabilidade,entusiasmo e pronto para a próxima viagem. Aliás,nunca tiro tudo de minha mochila.
-Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
Cambodia- Siem Reap
Janeiro 2015
Sobre o Autor