Morocco- Marakesh Jan 14
Fotos e vídeos – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9z9gHalD-Unjhle0sa?e=JM7pTG
http://youtu.be/MnasRmDBks8
http://youtu.be/W1uhkDJ1hmI
http://youtu.be/CblclQPuMXI
http://youtu.be/jpHRjVEEtfQ
http://youtu.be/BnBJK8_gvpc
-O Rei Mohammed VI é além de Rei, o líder religioso. Noventa e nove por cento são muçulmanos. Reinado parlamentarista, ao estilo da Inglaterra, com primeiro ministro. Capital atual é RABAT. População 33 milhões. Principais cidades : Fez, Marakech, Meqnes, Casablanca, Tangier, Agadir. O nome do país, Morocco vem de Marakech , que foi a capital por três vezes, com sotaque francês.
-Terra das mil e uma noites, cenários dos filmes Lawrence of Arábia , Cleópatra, Gladiator Game of The Thrones tiveram muitos dos seus cenários montados aqui. Os castelos construídos com barro e palha, na cor da terra portanto proporcionam estes cenários. E assim, neste tipo de construção ainda hoje vivem muitas comunidades. A etnia Berber.Morocco color, era a brincadeira no tour em direção ao deserto pois tudo tem tom de marron, inclusive os prédios modernos na cidade. em Israel é idêntico, a cor é a cor das pedras da região, cinza.
– Grande parte do território é deserto. As plantações são planejadas para usar irrigação e as águas são desviadas dos rios e das chuvas para canais próprios. Cercado por montanhas, sendo a mais alta 4200m . No inverno neva e nos dias que estive aqui nevou interditando as estradas. A palmeira é uma árvore simbólica para muitas religiões, phoenix é seu nome mais antigo. Desde os egípcios , mesopotameos, que usavam a palmeira como símbolo de ressurreição, no Islam significa fertilidade pois é usada para madeira, coberturas, construções . Por isto em Marakech existe um palmeiral dando continuidade às plantações do passado para atrair umidade para o grande oásis que é Marakech. Em Dubai foi construído uma ilha no mar em forma de palmeira que se enxerga do espaço . Oliveiras, muitas oliveiras.
-O camelo e o burro, animais resistentes para o transporte, hoje substituídos pelos modernos veículos, mas ainda em uso nas atividades agrícolas e agora para os turistas brincarem de Tuareg por horas ou por uma noite no deserto como eu fiz. Pastores com ovelhas ou cabras , como estamos acostumados a ouvir descrições da bíblia cristã, é um afazer cotidiano nesta região. Vi muito isto na Ethiopia, cabras e ovelhas sendo levadas de um lugar desértico a outro procurando o pouco alimento entre as pedras.
-A Medina , a cidade antiga murada,onde os mercados locais, os souks mostram o comércio a moda antiga. Na grande praça encantamento de cobras com a música típica , urubus, macacos e muitos , muitos turistas. Um colorido nostálgico, informal.
-Comecei a ler o Koran, o livro,sagrado do Islam. Aplicativo da Apple gratuito. Os cinco pilares da religião são: Adorar e reconhecer somente um Deus, Allah ou seja, fé. Rezar cinco vezes ao dia, peregrinar à Mecca ( Saudi Arabia )pelo menos uma vez em sua vida, observar o jejum durante o Ramadam anualmente e ajudar os necessitados. Allah foi o último profeta da antiguidade depois de Moisés, Jesus e anuncia que trouxe um código para todos e não somente para um grupo, embora atualmente somente um grupo a segue, porém um grupo que está se multiplicando rapidamente pelo número de filhos por família e pela migração internacional, o que já não mais acontece com o cristianismo católico apostólico romano e ou de outras denominações cristãs. Exceção aos neo pentecostais. Os fundamentos da religião se refletem no comportamento e isto se percebe no trato com as pessoas,por sua gentileza, presteza, alegria.
-Ao chegar em Casablanca sem um roteiro reservado fiquei por dois minutos angustiado. Ao chegar na estação de trem, vi que o próximo trem para Marakech era em 20 minutos e fui. A estação de trem em Marakech é moderna, arquitetura marroquina e nas proximidades muitos hotéis, muitas agências de turismo , com excursões de um ,dois, três, quatro ou mais dias. Depois segui de trem, por sete horas até Fez. Leia em outro artigo.
– Por quê? Porque o mundo antigo, muito anterior ao nosso, o mundo muçulmano tem suas idiossincrasias que valem a pena tomar conhecimento, não somente pela leitura, mas in loco.
-Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional traveller.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor