Ethiopia- Gondar jan 2014
Fotos – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9z7jfA77UizaNLLIeV?e=0uSmac
-Videos
–http://youtu.be/iRVDNu0l0l0
–http://youtu.be/2i5tLKCPLs4
–http://youtu.be/54zxXQEGhLc
–http://youtu.be/ukMEWXsjgiw
–http://youtu.be/TNM0WI2K6SQ
–http://youtu.be/PiGT49OhX5g
–http://youtu.be/yt4_GF7DL6c
– Gondar foi a capital no inicio do século dezessete da Ethiopia. Fundada pelo Imperador ou Rei Fasiledes em 1635.Perdeu sua importância quando o imperador mudou a capital e em 1880 a cidade estava decadente. Atualmente o turismo e o comércio reviveram a cidade. Os castelos do Imperador Fasil, a biblioteca, castelos do filho e princesas , em uma quadra no centro da cidade, com arquitetura Axumite, portuguesa e indiana são atração certa.
–
– Não distante dali está o Bath of Fasil, Banhos de Fasil uma enorme piscina de 50mx30m . No centro um prédio retangular de pois pisos que é usado para o batismo dos convertidos ou nascidos no cristianismo ortodoxo da Ethiopia. Este conjunto de prédios constituem o maior patrimônio cultural e religioso da Ethiopia e suas mais preciosas antiguidades.
–
– Ali anualmente acontece o festival TIMKET , que a celebração do batismo de Jesus no Rio Jordão . Neste dia 18 e 19 de janeiro de 2014 presenciei a processão , onde das diversas igrejas, é carregada uma réplica da Arca da Aliança. Este festival ocorre em todas as cidades. Esta cerimônia de Gondar é mais famosa e simbólica por causa da água na enorme piscina que data de 1632.
–
-A procissão tem um trajeto de mais de dois quilômetros, as autoridades religiosas caminham sobre tapetes que são colocados e recolocados na frente assim que o cortejo passou. As autoridades junto com os Tabots , os dez mandamentos e arca da aliança, ficam cercadas por um balcão nas laterais e atrás com rodilhas que são empurradas na medida que o cortejo segue.
–
– A procissão demorou 4h30m. Neste local durante toda a noite acontecem cânticos religiosos, as pessoas dormem ali no chão. E às 5h da minha inicia a missa. Os jovens ou quem quiser pulam na água festejando o batismo de Jesus no rio Jordão. Foi uma festa, em segundos a piscina estava cheia. Os portões estavam com seguranças, porém as árvores e os muros e nem os policiais foram impedimento para os que quiseram se batizar novamente nas águas agora bentas durante a missa. Na arquibancada onde estavam os turistas, de paus de eucalipto, os rapazes, moças, meninos, meninas por entre os espaços invadiam o interior, para ver e muitos eu vi, tirando as roupas para pular na água.
–
-Após, inicia-se a procissão de retorno a sua igreja que leva o mesmo tempo com mesma fé. Colorido, extraordinário, diferente, comovente. Uma demonstração de fé que atrai turistas de longe, da Europa, Estados Unidos e desta vez do Brasil.
–
– A igreja Debre Birhan Selassie, é outra relíquia religiosa da Ethiopia. No seu interior, o teto todo é coberto com pinturas de mais de 80 cabeças com asas de Querubins. A igreja é do século XVII.
–
-Não fiz reserva de hotel para vir a Gondar e os hotéis estavam lotadas por causa do TIMKET. Fui salvo pelo gongo por Chris Grant, de Londres, que encontrei em Lalibela,( http://www.linkethiopia.org.) Ele é fundador desta organização, já atuando há 17 anos, que ajuda na educação das crianças na Ethiopia. Ele conseguiu um quarto no escritório em Gondar.Um telefonema e eu estava salvo.
–
– No Ethiopian National Cultural Week Festival em Gondar nos dias 16 a 17 de janeiro, presenciei desfile das diversas etnias da Ethiopia assim como escolas,grupos de dança,grupos religiosos. Um colorido de ações e pessoas.
–
– A Ethiopia surpreende pela hospitalidade. É mais seguro aqui que no Brasil. Não existe violência como nos estamos acostumados a ver cada fim de semana. A religião aqui ainda faz diferença nas atitudes e comportamento.
–
– São quatro artigos sobre a Ethiopia e um link de fotos e outro do youtube.Se a internet for boa para olhar as fotos e os vídeos , em quinze minutos se olha e mais 8 minutos para ler os quatro textos. De graça. depois disto compre uma passagem pela Ethiopean Airlines e vá conferir pessoalmente. Por quê? Porque a experiência pessoal vale mais e por que tudo é uma questão de atitude.
-Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional traveller.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor