Sui Generis
Morocco – Fez
Fotos – https://1drv.ms/u/s!AuwEJ-_opc9z9gHalD-Unjhle0sa?e=5nVxb0
Vídeos – http://youtu.be/4SjIL0ne3Lg
http://youtu.be/2hWMOGFAMSU
-Sui generis. Único . Assim é a Medina , cidade antiga de Fez no Marrocos. São 270 hectares murados o que se transformou em um enorme labirinto, principalmente para defesa contra invasores. Aqui está, ainda em funcionamento a mais antiga universidade al- Karaouine, fundada em 859 , portanto a mais antiga deste mundo, anterior a Soborne e Oxford. A escola laica foi introduzida com o colonialismo Francês e por isto a predominância do idioma francês.
– Na Medina ainda da maneira antiga funciona o comércio e a indústria. O curtumes a céu aberto e o tingimento dos couros, é a imagem mais publicitada da Medina. É o curtume mais antigo do mundo. Fez foi fundada em 793 AD. Na Medina você é transportado de volta vários séculos. O tempo para.
– E na cidade nova, apenas a um quilômetro da cidade antiga a modernidade dos shopping centers e de todas as facilidades que o homem criou. O tradicional e o moderno lado a lado. O mesmo aconteceu em Lhasa no Tibet. Não existe mais uma Xangri-lá, uma cidade ou lugar totalmente isolado neste planeta. A ilha de Páscoa tem ainda um pouco deste ar, de mundo perdido. O que acontece é a tecnologia chegar em ordens inversas. Exemplo é a telefonia celular que chega aos mais remotos povoados e outras tecnologias ainda não, na agricultura e construção civil como exemplos.
– Haman, são as casas de banho. Saunas públicas com horários ou separações para mulheres e homens. Necessário usar sunga e levar sua toalha. A higiene é um ponto da religião muçulmano. Por exemplo neste pais, diferente de outros, não é permitido entrar nas mesquitas se não for muçulmano. Motivo: não compartilhar espaço com alguém que pode estar impuro. As pequenas purificações, mãos , pés, rosto e cabelo são feitas antes de entrar no lugar sagrado, casa de Allah. As purificações completas são os banhos. Cada vez que o homem ou mulher tocam um ao outro, socialmente e especialmente no sexo, é necessário a grande purificação. Quarta-feira é o dia dos encontros, para nós , o dia do sofá, portanto as casas de banho,as quintas feiras estão cheias. Outro aspecto é a higiene após o uso do banheiro. Não usam papel higiênico e sim água. Primeira vez que vi isto foi no Cairo, quando em visita as pirâmides, um banheiro nas proximidades do deserto com jato de água ao invés de papel.
– Sem planejar ,jantei com uma família muçulmana, em Moulay Yacoub, cidade famosa pelas águas termais, 20 km de Fez. O marido de uma das filhas da dona da casa vive e trabalha como taxista em Frankfurt já por 20 anos e estava de visita. Em alemão, ele me explica resumidamente sobre a religião muçulmana, que no século sexto um camponês recebeu inspiração divina e escreveu , sem saber escrever, o Alcorão. Foi o último profeta e não vira outro e este é o fim dos tempos como os conhecemos. Tem os mesmos conceitos de céu e inferno que os cristãos. Quanto mais bem você fizer mais recompensa você terra no paraíso e com chance de retornar e o contrário, ao inferno para sempre. O calendário muçulmano inicia sua contagem na época do profeta Monhamed, seis séculos depois de Jesus.( nas moedas de dinheiro 2002-1422, 580 anos ).
– Nas comunidades na Medina, era necessário ter uma fonte de água para as purificações, casa de banho , uma mesquita, uma escola e um forno. Muitas casas mantinham seus banhos para a mulher não ser vista ir tantas vezes na grande purificação. O forno era um sistema de informação que a KGB e a CIA copiaram dos muçulmanos, atualmente muito sofisticado mas com os mesmos princípios. A família prepara sua massa de pão e a leva para ser assado, pois era impossível cada um ter um forno em casa. Por exemplo, uma família de quatro. Quatro pães para assar, a família está em casa. Cinco pães, tem visita. Pães mais vários pãezinhos , vai haver festa. Nenhum pão, a família está viajando. A sala de banho servia para a mãe, por exemplo escolher a futura nora, pois impossível ver o corpo de uma jovem a não ser nos banhos. Então o filho certamente pedia para mãe escolher uma bonita. O pai, também nas salas de banho, pois era um momento de socializar, pesquisava sobre a família, integridade, posses para então processar as informações. Assim foi a vida aqui.
– As famílias muçulmanos normalmente são numerosas, como em passado recente eras as nossas. Por isto e também pela expansão provocada pela migração e por seus princípios e código moral, a religião está crescendo, atualmente em segundo lugar em números de adeptos, mesmo tendo surgido seis séculos após o cristianismo.
– Minha ansiedade sagrada me leva a visitar culturas e com isto saber o que existe no mesmo planeta onde vivo, somente há algumas horas de vôo. Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional traveller.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor