Na antiga Roma, Junus, em 150 AC, quando se tornou o rei das resoluções, pois a cada novo ano estabelecia novas metas. Parece que desde aquela época isto se tornou um hábito.
Em uma rápida pesquisa, se constata que um entre cada 10 mantém as resoluções e destes apenas, em média 25% obtém sucesso. Obtém mais sucesso quem, por exemplo, diz que quer perder dois quilos em seu peso do que simplesmente afirmar que quer diminuir o peso.
A maioria das resoluções se refere à saúde, perder peso, comer de forma mais saudável, parar de fumar. A dica é assumir compromissos pequenos, alcançáveis e no caso do cigarro, peça ajuda profissional, ou a frustração desta se refletirá negativamente em outras resoluções. Revisitar antigas metas também pode levar a frustração. Assuma novas metas ou se for uma antiga, se forma diferente e criativa.
Em se tratando de saúde, a medicina sugere: beba bastante água, faça regularmente exercícios, no mínimo 30 minutos por dia, como com responsabilidade, o suficiente e mastigue bem, consiga tempo para novos hábitos (substituindo por um que você não gosta), durma mais, para recarregar as baterias e coma entre as refeições de forma saudável também. Um punhado pequeno de castanhas, outros grãos ou sementes, ajudam a manter a forma com um mínimo de esforço.
Eu acrescento, saia da zona cômoda, faca coisas diferentes, vá e volte do trabalho por um caminho diferente cada dia, viaje para lugares que você ainda não conhece e não repita sempre os mesmo lugares. Não esqueça da espiritualidade.
Espero que algo sirva para você estabelecer ou manter suas resoluções.
Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado Fevereiro 2022)
Sobre o Autor