Desde 1999 Macau, que estava sob a administração de Portugal, passou a pertencer novamente a China. Os portugueses devem ter dado graças a deus, digo, graças aos chineses que pegaram de volta, porque afinal Portugal, na atualidade não tem condições nem de cuidar de si mesmo, muito menos de uma filial. As ruas, o nome das lojas, nos prédios do governo, constam em português, chinês e muitas vezes ainda em inglês.
Estive aqui dia primeiro de maio, dia em que o Papa João Paulo II foi beatificado. Quando passei pela Cadetral estava sendo celebrado uma missa em homenagem ao fato da beatificação. Falei com o gerente de uma loja das edições Paulinas, do lado da igreja que resumiu a situação atual de Macau. Alguns anos antes da transferência para a China, muitos abandonaram a região por medo do sistema comunista. Minha irmã, por exemplo, foi para o Canadá e assim muitos outros. Como não houve mudanças políticas e em geral as coisas melhoraram, temos assistência medica gratuita, mais turismo por causa dos cassinos, muitos voltaram novamente. Hoje o governo esta incentivando para que estrangeiros, principalmente de Portugal venham investir, morar e viver aqui.
Dá uma nota para isto. Um país, dois sistemas. Comunismo, o da China, não de Cuba, não da Coréia do Sul, vivendo juntos sob o mesmo comando. Uma das influencias fortes da China em Macau, Hong Kong e a respeito de religião. Macau e ricamente influenciado pela cultura religiosa secular da China e que ainda praticado hoje. Estas religiões combinam um rico folclore, um código de moral e um sistema pragmático de lidar com as dificuldades e desafios do dia a dia. A crença principal e que a recompensa ou punição aqui e depois depende do comportamento de cada um, devoção aos deuses, respeito à alma de seus ancestrais que por sua vez compartilham uma vida espiritual com dragões, serpentes e bruxas. Os deuses chineses primitivos eram criaturas míticas que controlavam a natureza. Por isto a imagem do dragão presente em toda cultura chinesa.
Duas religiões surgiram antes do cristianismo na China. O budismo da Índia, que promete a luz, através da oração e bom comportamento e o taoísmo, que surgiu através do legendário Lao Tse, cujo centro e que um homem virtuoso pode se tornar um deus e ajudar os outros. Vi nos templos budistas os devotos jogaram palitos, para então interpretar, conforme o que está escrito no palito que cae separadamente, sua sorte ou orientação para solução de algum assunto. Ou como se vê por aqui: leitura de mão, passe espírita, auxilio de um médium, rezar um terço pedindo orientação ou ainda, confessar para purificar alma e estar apto perante seu deus e ser merecedor de favores.
A propósito, você sabe qual e o livro mais lido depois da bíblia: A Gnose Chinesa de Lao Tse. Bem, mais lido não sei, mais produzido sim, refiro-me a bíblia. Em quase todos os hotéis do mundo ocidental tem uma bíblia, mas as que eu encontro por ai, parecem novas, ou seja, não foram manuseadas.
Ter visitado, conversado, observado os costumes, a cultura, proporciona uma avaliação de si próprio que uma leitura, uma palestra não e capaz de proporcionar.
Por quê ? Porque tudo e uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor