Sem fazer o tema de casa, ou seja, ler sobre o país, fui visitar esta ilha no Caribe. Vindo dos Estados Unidos, o choque foi grande, pois se trata um pais em desenvolvimento. Comparável ao Brasil nas regiões mais pobres, cinturões das metrópolis e favelas.
Mas o contraste como em quase todo lugar, a beleza da natureza e o espírito alegre do povo equilibra esta desvantagem econômica. Ao chegar ao aeroporto, um estranho, porem nativo, voltando dos Estados Unidos, me ofereceu carona e levou-me até o hostal. A família dele o aguardava no aeroporto de carro. Muita gentileza. Ao usar o transporte urbano, sem troco adequado em dólares jamaicanos, foi-me oferecido pelos nativos o pagamento da passagem.
Lição aprendida. Você recebe o bem, um favor sem saber de quem, você fica no compromisso de fazer o bem, um favor, ou muitos para outrem, também sem saber para quem. Para receber turistas estão preparados e saí com uma ótima impressão.
As praias, sem palavras. Tão bonitas como as nossas do Nordeste. Tem uma em especial, chama-se The James Bond Beach. Foi lá que foi filmado o primeiro filme da série James Bom. Dr. NO, lembra? Ian Fleming viveu na ilha por algum tempo. O filme começa em Kingston, capital da Jamaica.
Em uma corrida de táxi, perguntei ao motorista como está a vida na Jamaica. Resposta: Está boa. Como em qualquer lugar do mundo. E acrescentou. Poderia ser melhor se eu tivesse um pouco mais de dinheiro. E acrescentou mais ainda, sem eu perguntar nada. “Com condições financeiras favoráveis, em qualquer do lugar do mundo a vida é boa.”
O clima é de não se preocupe. O lema, escrito em todo lugar: No problem. Don,t worry. Não se preocupe, afinal não vamos sair desta vivo mesmo.
Ah, o transporte. Quando fui para esta praia do James Bond, fui de ônibus. Aquelas vans onde cabem 10, mas vão trinta e dois. Foi diferente. Não custa quase nada mas é apertado e se tem a chance de falar com os nativos.
Filosofia da Jamaica em resumo: Por que preocupar-se. Só tem duas coisas para se preocupar, ou você está bem de saúde ou doente. Se esta bem. Tudo bem. Se esta doente. Só tem duas coisas para se preocupar. Ou você fica bom ou você morre. Se ficar bom, tudo bem. Se morrer, só tem duas coisas para se preocupar. Ou você vai para o céu ou o inferno. Se for para o céu, tudo bem. Se for para o inferno tudo bem também, porque você não vai ter tempo de se preocupar, cumprimentando tantos amigos.
Be happy, do not worry.
Tudo é uma questão de atitude
Sobre o Autor