-Grand European Tour Viking Cruise Budapest to Amsterdam 23oct13nov 2019
( Hungary ( Budapest), Áustria ( Vienna, Melk, ) Germany( Passau, Regensburg, Nuremberg, Bamberg, Wurzburg, Wertheim, Koblenz, Cologne ) The Netherlands( Wall, Mercedes kinderdijk , Amsterdam).
Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/10LAbVrNf74f5SYqopIo2MI6kv1af2UWB
Vídeos- https://youtu.be/ChJk_xdL4CM. É mais vídeos neste canal.
– Esta viagem pela Europa , de barco , da Viking River Cruises , partindo de Budapest até Amsterdam, passando por quatro países , Hungria, Áustria, Alemanha, Holanda e por onze cidades, navegando pelo famoso Rio Danúbio , Pelo Canal Main e pelo Rio Reno, é uma aventura a dois, eu e minha esposa com o objetivo de passear, explorar, a história da velha Europa, comemorar a vida, meu aniversário e simplesmente estar aqui. São 68 canais de desniveis , eclusas, entre Budapest e Amsterdam. O rio Danúbio tem 2872 km e passa por 10 países. O canal Main tem 547 km. O rio Reno tem 1233 km.
– Budapest, sendo Buda a parte menor na parte alta da cidade e Pest a parte plana, dividida pelo rio Danúbio. População de 1,7 milhões e o país cerca de 10 milhões. Reis, imperadores, comunismo e democracia. A descomunização está no parque Memento, fora da cidade, onde as estátuas de ferro e pedras recolhidas estão em exposição para lembrar a época de Lênin e companhia limitada. O cristianismo está presente com a Basilika onde um painel diz que você pode encontrar Jesus em setembro de 2020 no 43a congresso eucarístico. Oportunidade única. Os Romanos e Otomanos deixaram a tradição do banho público. A Szechenyl é a maior e mais popular. Águas termais terapêuticas com saunas, piscinas de diversas temperaturas. O idioma Húngaro (Magyar), se mantém sem influência do Inglês, na TV, filmes, jornais, nas placas de estradas ruas. Inglês somente no centro turístico. O show folclórico com orquestra no Palácio Danúbio é simplesmente maravilhoso. Estive aqui em 2014 em rápida passagem e agora conheci um pouco mais com um free walking tour.
– O Viking MAGNI, nome do navio, tem capacidade para 190 passageiros. Nada comparável aos grandes cruzeiros com mais de 4mil passageiros. As margens sempre visíveis, a bandeira do navio é trocada a cada fronteira. Rio limpo, margens conservadas. Viking é uma companhia alemã, portanto , serviços precisos e de muita qualidade. Aqui , a vida passa bem devagar. O nível de água no rio, fez o barco diminuir a velocidade. O barco somente pode navegar , por lei, com no mínimo um metro de água abaixo do casco.
– Na Áustria, Vienna, cidade das Valsas, City of Waltzes. Centro da música clássica na Europa. Mozart e Strauss compuseram muitos de suas obras aqui. Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg. Morreu aos 35 anos. No passado , Vienna foi a capital do Santo Império Romano. ( Sacrum Imperium Romanun). Vienna é a capital da Áustria. População de 1,9 milhões e o país cerca de 9 milhões. A família Habsburg , durante 600 anos, os imperadores tiveram relação com a igreja católica e comandaram o Santo Império Romano. Muitos dos prédios e monumentos foram construídos na época do Império Habsburg. Um deles não concordavam com os monges que só rezavam. Dizia que tinham que fazer algo. Vendeu e fechou os monastérios e distribuiu o dinheiro. A família ainda existe com mais de 500 membros vivos. O Império cresceu por causa de muitos casamentos com outros impérios. A rainha Maria Thereza, por exemplo teve 16 filhos. Ela dizia, não pelos filhos, mas o amor era pelo império que continuava assegurado pelos casamentos , ao invés de guerra.
– Atualmente, a situação é outra. Refugiados recebem mais apoio financeiro que os nativos. O mesmo acontece em outros países da União Europeia.
– A igreja católica, com poucos frequentadores, atualmente, ainda tem direito, por lei, a dez por cento da renda per capita e pode executar a dívida retroativa a três anos. Na prática isto não acontece. Esta mesma lei ainda existe na Alemanha. A igreja é uma das maiores proprietárias de imóveis na Áustria. Não vendem. Alugam. Grande negócio. Mas, o negócio da igreja deveria outro!
– Em Melk, ainda na Áustria , o Monastério de Melk é a atração. Atualmente uma escola primária e secundária muito renomada com cerca de 900 alunos. Um prédio enorme, com mais de 500 quartos , mais de 1300 ,hoje salas de aula em uma colina. Fundado em 1089 quando o Imperador Leopoldo II, entregou um castelo aos monges Beneditinos. Bibliotecas com livros manuscritos raros , uma igreja em estilo Barroco que literalmente, por sua arquitetura e decoração, traz o céu para a terra.
– Em Passau, na Alemanha, a atração é a Catedral de ST. Stephan. Construção Barroca de 1688, desde o,ano 730 ,outras igrejas estavam no mesmo lugar. O órgão da Igreja tem 17774 colunas de som. Alemanha , população de 80 milhões com o tamanho territorial do RS. Capital , Berlin. O estado da Bavária, capital Munique, é o mais rico da Alemanha, por causa da indústrias, BMW , Audi, MAN, Adidas, Siemens, A cidade de Passau, conhecida pela cidade dos três rios, onde o Danúbio, Inn e ILZ, se encontram e cada um com cor diferente por causa dos minerais. Fenômeno idêntico ao do Rio Negro e Rio Solimões, em Manaus. É uma das cidades mais antigas da Bavaria, fundada à cerca de 2000 anos. Importante centro religioso para o Vaticano. As enchentes, que são frequentes aqui, sendo que as marcações nas paredes são de 1501 , a maior, e a última grande foi em 2013.
-Em Regenburg , no estado da Bavaria, fundado por Markus Aurelius, imperador Romano, ainda existem vestígios de construções daquela época, exemplo: parte da Porta Praetoria. A construção que atrai atenção é a catedral de São Pedro, uma construção gótica imitação da Notre Dame de Paris, completada em 1320 e existe desde o ano 700 com outras estruturas.
–Ruelas, prédios muito antigos muito bem conservados e a modernidade das construções contemporâneas e o Rio Danúbio , com a ponte de Arcos do século XII, faz Regenburg muito charmosa. É a uma das cidades medievais mais bem preservadas a cidade mais antiga ao longo do rio Danúbio.
–Nuremberg , quase totalmente destruída na segunda guerra , foi reconstruída usando muitas das mesmas pedras. Muitas peças de arte, vitrais das igrejas foram guardadas nos porões das casas que eram usadas para estocar cerveja. Os Nazistas escolheram a cidade para fazer sua propaganda com grandes apresentações militares. O lugar usado foi o campo para pouso e decolagem do Zeppelin. A escolha foi muito por causa da sua história imperial. Foi aqui que as fanáticas festas do partido eram realizadas e o boicote aos negócios dos judeus começou e após a vitória, com a cidade quase toda destruída para não virar lugar de peregrinação de futuros Nazistas, ela foi escolhida para sediar os julgamentos dos Nazistas , ou seja os Nuremberg Trials , na sala 600 no Palácio da Justiça, na parte da cidade que não foi destruída.
– Atualmente o tema da Segunda Guerra, Partido Nazista é tratado e ensinado nas escolas, pois, por um período longo, era um tabu falar do assunto.
– Um silogismo: O império Romano , cuja queda foi em 476 D.C, O Sacro Império Romano Germânico, que se dizia descendente do Império Romano antigo, terminou em 1806. E novamente nos anos trinta do século passado, através do Partido Nazista, um novo império estava sendo formado que resultou na segunda grande guerra.
– Bamberg , fundada em 902, Arquitetura medieval conservada pois não foi bombardeada por ser e ainda é uma cidade pequena. A cerveja Smoke Beer, Rauch Beer é uma tradição da região. Aliás, a cerveja desde a idade média, era mais alimento e servia como hidratação, pois água pura e limpa e alimentos não existiam em abundância. A Catedral do século XI, que serviu ao Imperador Heirich II é enorme e bem conservada. Bamberg foi capital do Sacro Impero Romano e também ali está a tumba do Papa Clemente II.
– Em Würzburg , a atração é a residência do Bispo, que ao mesmo tempo era o Governador do Território, a Franconia. O prédio, construído em 1744, foi bastante danificado na segunda grande guerra.O Hall de entrada com a escadaria é mais duas salas sobreviveram pois tinham o telhado de pedras, ali estão os afrescos de Tiepolo. O maior afresco em forro do mundo, representado os quatro continentes conhecidos na época. É um dos mais finos palácios em estilo barroco da Alemanha. O Forte Marienberg e a ponte de pedra com as estátuas dos religiosos medievais são atração para apreciadores de vinhos. Esta cidade e região, 500 anos mais antiga que Munchen, capital do Bavaria, quer sua independência como o Estado da Franconia.
– Em Wirtheim, no estado de Baden-Württenber, cuja capital é Stuttgart, sede da , Mercedes Benz , está a arte do vidro. Sopradores de vidro, criadores e artistas na manipulação de areia líquida. Cidade do século XII, cujo castelo foi destruído durante a guerra de trinta anos entre protestantes e católicos e a cidade não foi bombardeada porque dois rebeldes contra o nazismo colocaram uma bandeira branca no topo da torre do castelo. Além dos vidros , é famosa pelos vinhos da Franconia.
-Em Koblenz , somente de passagem, a visita foi ao Castelo Marburg (na cidade vizinha de Braubach) o único castelo nunca invadido ou capturado. O Deutches Eck, na junção dos rios Mosel e Rhine, é imponente é lindo. São 25000 castelos,só,entenda Alemanha construídos na idade média. Eram casas fortificadas da Burguesia, do Reis e os fiéis a ele. Atualmente ,muitos restaurados que servem ao turismo, à história , a economia. A maioria está na beira dos Rios , em montanhas e serviam para cobrar pedagio de passagem nos rios.
– Em Köhl, Cologne, Colônia, a Catedral de Colônia, cuja construção iniciou ao redor do ano 1248 e finalizada sete séculos depois. Tudo início porque uma pequena relíquia de ossos pertencentes aos três Reis Magos ( roubados em 1164 na Itália) e aí milhares de peregrinos queriam visitar as relíquias, assim como em diversas outras igrejas pelo mundo. É assim surgiu a necessidade de uma igreja maior e eis o resultado. Atualmente estão em sarcófago de ouro atrás do Altar.
– E nos Países Baixos, The Netherlands( 16,8 milhões ), em Kirderdijk, onde existe a maior concentração de Moinhos de Vento. Estruturas usadas para drenar água e energia. Originárias do Egito ,Pérsia , Grécia. Diz-se que a Holanda não existiria sem estes moinhos, pois grande parte do seu território é abaixo do nível do mar e na atualidade outros sistemas dão conta desta função essencial para manter o território habitável. (plano Delta após a catastrófica enchente de 1953). Além do vento, máquinas a vapor, diesel e elétricas foram incorporadas aos moinhos. Hoje, as antigas estruturas servem também de decoração nos campos. Ainda existem cerca de 700 em todo território. Holanda do sul e norte são os estados mais populosos e o país é mais conhecido como Holanda, do que que seu nome real. Holtz Land, terra das madeiras, daí, Holanda.
– E em Amsterdam, a capital, literalmente a uma fortaleza de terras para impedir águas no rio Amstel, um dique no rio Amstel, daí seu nome , uma cidade vibrante, de muitos canais, de muita água. Muitas ruelas, prédios inclinados para frente pois a maioria eram depósitos de mercadorias e as mesmas eram puxados para os andares e para não estragar o prédio eram inclinados para frente.. O Red Light district, o distrito da prostituição que funciona já a mais de 400 anos , menos vibrante atualmente, pois muitos gabinetes estão vazios e com cartazes de aluga-se. O museu de Van Gogh, de Anne Frank, Rembrandt, da Maconha, do casamento Gay, isto é Amsterdam. O País das Tulipas, das flores únicas que já causaram um crise econômica, por sua super valorização.
– E por último, The Hague, onde está a corte Internacional da Paz, uma das cortes mais importantes do mundo, para resolver conflitos entre países. O Palácio da Paz foi doado por Andrew Carnegie. O parque Madurodam, a Holanda em miniatura , uma homenagem ao herói George Maduro que morreu aos 28 anos no campo de concentração Nazista após heroicamente salvar muitas vidas. Delft, onde são produzidos as famosas porcelanas azuis. Rotterdam, o maior porto da Europa, cuja atração é a arquitetura moderna. Os prédios chamam atenção por seu desenho inovador. Competindo um pouco com a modernidade de Dubai
–É simples assim, é mais tarde do que você pensa. Por isto faça você também suas próprias viagens, aventuras, saia da sua cômoda e sinta o prazer físico, intelectual e emocional de contatar outras culturas, outros passageiros desta viagem que todos estamos fazendo. “Ninguém, se dá conta como é extraordinário viajar até que ele chega em casa e descansa sua cabeça no seu velho e familiar travesseiro.” Lin Yutang. E eu acrescento: e pode dirigir seu próprio carro novamente. A atitude é viajar.
Marcos HANS,
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor