Australia – Tasmania -Northern Territory -New South Wales Dec 2019
Hobart – Port Arthur- Alice Springs – Uluru- Sydney
Fotos –https://drive.google.com/drive/folders/10elj0Aoqi_pVhbKG8nbEc5-Ur0l4OYLB
Videos- https://youtu.be/yhOzm5Xt9eE
– E no estado da Tasmania , uma ilha , terra do Diabo da Tasmânia , Tasmanian Devil, do desenho animado, animal da família dos Cangurus e o único carnívoro, a surpresa é a capital: Bogart, desenvolvida ,moderna, limpa e turística. Tasmânia com população de 500 mil habitantes sendo 200 mil na capital.
– Originalmente , assim como toda Austrália, terra para onde foram enviados os presos da Inglaterra, hoje terra de progresso e os descendentes se orgulham de serem descendentes de presos convictos . O Port Arthur, hoje museu a céu aberto, era a prisão . No total foram 165000 presos enviados para cá, sendo 73000 mil para Tasmania, na época Van Diemens Land, e 90000 e poucos mil para Sydney. Prisioneiros de todas as idades , a partir de sete anos na época. Os meninos tinham uma prisão em separado. Os lunáticos também em prisão separada onde sozinhos, poderiam contemplar seus erros. Época de experiências e ainda sem saber o que fazer com os desobedientes, muitos foram enviados para o outro lado mundo muitos para a guerra na nova terra, hoje Estados Unidos. Houveram tentativas de fuga, nenhuma com sucesso, Barreiras de cães e a geografia em Port Arthur, que antes era um porto comercial é uma cidade muito ativa, tornou-se a mais segura prisão sem murros e hoje milhares de curiosos, turistas vem conferir a história.
–O bairro Salamanca onde era o comércio marítimo da época, hoje lojas, restaurantes e aos sábados o mercado público com mais de 300 quiosques. O museu Privado Mona, que se atinge com um ferry, é surreal. O museu mais diferente deste planeta. O Museu do velho e do novo. Tem alguns artefatos do Egito, sendo um uma Múmia e arte moderna, onde jatos de água em cascata formam palavras. Um pavilhão chinês de madeira remontado da forma original, sem pregos. Não tem descrições nas artes e sim um iPhone que cada um recebe, que permite acessar a descrição e detalhes da obra, arte. O mais inusitado foi ver um homem, sentado em posição de meditação, mostrando de costas, com tatuagem artística. Trabalha seis horas por dia, com intervalo de cinco minutos a cada hora. Já está no museu fazem sete anos.
–Cruzeiros das grandes companhias têm sua parada em Hobart. São 2000 km até a Antártica. Em 1911 expedições partiram daqui para o mundo branco do Gelo.
– O Tasmanian Devil Zoo, o marsupial carnívoro está ali para os turistas, Kangaroos mansos que se deixam alimentar e posam com você , e a Green Rosella, papagaio em extinção, que voa em sua mão para comer.
– Em Alice Springs, Northern Territory , calor de 46C, base para ir a Yulara onde está a montanha Uluru, uma enorme formação rochosa monolítica , resultado de 550 milhões de anos de erosão para o oceano e interno e terremotos que forçaram a rocha sedimentada a subir em posição vertical. Atualmente se avista 348 metros sendo que no mínimo sao mais dois quilômetros submersos. Portanto um iceberg e 100 milhões de anos mais velho que a outra ponta pois foi sedimentado deitado e agora está em pé. Sagrado para os Indígenas, desde 2019 não é mais permitido escalar a montanha. Impressiona pois está em território desértico e assim está sozinho na paisagem. Os indígenas conseguiram o controle de volta em 1985 em contrato de leasing por 99 anos. Kata Jutka , outra formação rochosa , sedimentação com pedaços maiores , como tivessem sido cimentadas com comprimento de 33 quilômetros sendo a maior parte sob o solo. A cor avermelhada é resultado de oxidação pela presença de íons no solo .
–Assim como para o Catolicismo o local Sagrado é o Vaticano , para o Cristianismo e Judaísmo , Jerusalém. Para religião muçulmana Mecca , para mencionar alguns. Aqui para os Indígenas da Austrália é a Montanha Urulu. Cada grupo criou sua história, tradições e crenças. Bíblia, Alcorão , Torah, e os indígenas, o seu código de vida, moral e ética baseado na uso racional da natureza. Assim caminha a humanidade, dois passos à frente em tecnologia e um passo a trás nas crendices.
-No King’s Canyon, uma caminhada de oito quilômetros entre os penhascos ,aclives e declives, mostra o que era o fundo do mar de 440 milhões de anos atrás. Uma cidade perdida pois a formação do arenito ficou parecido com telhado nos blocos mais resistentes e como estradas e calçadas no chão. Fiz esta caminhada no manhã cedo junto com o nascer do sol, no dia 25 de dezembro de 2019.
–Northern Territory , uma região desértica na atualidade , enormes cerrados, fazendas enormes de Gado. O centro Geodésico da Austrália é na cidade de Elrunda. Austrália, população 25 milhões. Capital, Canberra. E a população de Kangaroos é de 53 milhões. A carne do Kangaroo é comum aqui como carne de gado para nós.
-E em NSW, em Sydney , cidade mais famosa com a Ópera House como ícone , é cosmopolita com população de 1,9 milhões. Nas festas de ano novo a população dobra. É a festa de ano novo mais popular do mundo. A grande maioria asiáticos. Arquitetura moderna e a conservação de prédios , fachadas do início da colonização se misturam. As pessoas , sempre muito gentis e prestativas. Típico de país tropical , pois o calor predomina o ano todo.
– Una experiência outra cultura , outro clima, significa satisfazer a curiosidade básica do ser vivente, que desde quer-se formou explorou os quatro cantos deste planeta e descobriu que não tinha cantos, era uma viagem que sempre retornava ao começo. Assim é esta viagem da vida , sempre retornamos para casa. Viaje você também pois é necessário ver o que outros fizeram e continuam fazendo.
Marcos HANS,
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243
Sobre o Autor