Uma almotolia serve para lubrificar partes mecânicas. Neste caso para lubrificar dobradiças de portas. O paciente recebendo visitas no hospital se incomodava com o rangido da porta cada vez que alguém entrava.
Aquela circunstância o provoca ao enfermo um grande desconforto. Ninguém tomava providências. Um vizinho, ao visitar percebeu isto e na segunda visita levou uma almotolia, lubrificou as dobradiças e pronto, cessou o barulho e o seu amigo teve um grande alívio.
A lição é singela, mas expressiva. Em muitas ocasiões há tumulto em nossas relações, no ambiente de trabalho, em casa, em uma reunião. São as dobradiças das relações humanas, fazendo um barulho inconveniente.
Na maioria dos casos não podemos cooperar definitivamente para a extinção das discórdias, conflitos, mágoas. Mas o recurso infalível de algumas gotas de compreensão, perdão, paciência, carinho, fraternidade, solidariedade podem fazer uma enorme diferença.
Tome a iniciativa. Não espere o vizinho vir passar óleo em suas dobradiças. Tenha sempre uma almotolia por perto e faça sua vida e muitos outros, melhor.
Basta agir com sabedoria e bom senso. Com apenas algumas gotas de silêncio, é possível conter o ruído desagradável de uma discussão infeliz.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor