Você já andou em fila indiana? Não? Talvez não com índios de verdade mas já entrou em fila de banco, correio, caixa de supermercado, na estação rodoviária, no aeroporto, no Mc Donalds. Fila indiana porque os índios, quando saiam, um andava atrás do outro para se cuidarem, não sei como o último fazia.
Veja só. Parece que os seres humanos todos andam em fila indiana na face da terra, cada um carregando uma mochila na frente e outra atrás, para equilibrar. Na frente, todas as nossas qualidades. A trás, nossos defeitos. Já dá para perceber a maldade?
Por isso durante a caminhada mantemos os olhos nas nossas qualidades, na mochila dianteira e ao mesmo tempo, sem parar, olhamos nas costas do companheiro da frente e enxergamos todos os seus defeitos, e como conseqüência nos julgamos melhor do que ele.
Não percebemos, ou fazemos que não, que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito. Parece que somos treinados mais para ver os defeitos dos outros. Para ver as qualidades devemos andar mais, andar de lado por algum instante e reparar nas qualidades.
Como você está agindo? Sempre é hora de começar a olhar para a mochila da frente das pessoas. Apressando o passo, ou pedir para ela se virar por um instante.
Fiquei com uma dúvida. E o último da fila, ninguém vai reparar os defeitos dele. Acho que quero ser o último da fila. Não tenho certeza.
Sobre o Autor