Percebemos com facilidade as leis que o homem criou. Um exemplo de aplicabilidade diária são as leis a respeito do trânsito. Com naturalidade também percebemos as leis da natureza. O nascer e por do sul, o ciclo da lua, as estações, o ciclo de gestão dos animais e do homem, o ciclo da plantação e colheita.
Não percebemos com muita facilidade uma lei que impera em grupos: A velocidade do grupo é medida pela velocidade do mais lento.
Exemplos: Uma linha de produção em uma indústria. O mais lento, dita a velocidade de toda operação. No trânsito, em congestionamento ou passeata. A velocidade é determinada pelo que anda mais lento.
Em grupos,seja qual for, em reuniões, clube de serviços, empresas, famílias, a velocidade é determinada pelo mais lento. Sabedor e consciente desta lei, a qual não é uma constatação esporádica, mas sim uma lei que assim o sol nasce e se põe, mesmo em dias nublados onde não o vemos claramente,pode-se agir para agilizar e evitar situações de dificuldade.
O líder, na empresa, precisa ter consciência desta lei para promover mudanças em sua equipe. O treinador de futebol ou qualquer esporte em grupos, precisa ter consciência desta lei.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor