Perguntaram a Malcon Forbes, quanto vale este rapaz para sua empresa?
O rapaz ao qual me refiro, sabia tudo, ou quase tudo. Quem inventou o prego? Ele respondia. E o percevejo? Ele respondia. Quem escalou por primeiro tal montanha?
Quanto foi a revolução dos chineses contra eles mesmos? Ele respondia.
Malcon respondeu: Uns US$ 200,00. Somente isto? Sim, o valor de uma enciclopédia.
Ter conhecimento, acumular conhecimento, comprar livros, ler e não aplicar. Ou comprar, não ler e deixar guardado acumulando pó, pior ainda, não vale para quase nada. Somente para o Show do Milhão e eventualmente ganhar alguns trocados ou muitos.
Mas para o cotidiano, para a vida corrente, para a competição diária instalada, o conhecimento é uma parte.
Ter habilidade sobre aquilo que se conhece para aplicar é o próximo passo. Veja só. Você sabe tudo sobre tênis, leu, olhou fitas, viu jogos, mas ainda não pegou na raquete. Não vai sair jogo. Ou você sabe tudo sobre natação, leu, olhou fitas, como respirar, mas ainda não caiu na piscina e ainda não tomou água, quase se afogando. Não vai se salvar em caso de um acidente em águas profundas.
Porém, saber e praticar, criar a habilidade não é tudo. Vem o mais importante.
A atitude. O médico se forma. A paciente precisa ser operada. O medico diz: Bem, minha senhora, é minha primeira cirurgia, não tenho certeza se vou conseguir. Treinei bastante com corpos mortos, mas vamos tentar. Você se operaria?
Se o mesmo medico dissesse: Me formei agora, treinei com tantos corpos que hoje tenho a habilidade de um cirurgião de muitos anos de experiência. Aliás, fui recomendado por um de meus professores como o melhor da turma. A sua operação vai ser um sucesso. Você se operaria? Com muito mais chances.
Atitude é tudo. Desenvolva esta atitude. Mantenha este tipo de atitude.
Por quê?
Porque tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)
Sobre o Autor