O dicionário define ignorância como falta de conhecimento. A falta de conhecimento provoca o medo. O medo inibe atitudes para procurar este conhecimento. Um círculo vicioso perigoso e grande parte da população estão neste circulo. De uma forma ou outra, todos estamos.
É dever, obrigação ajudar a combater a ignorância. A imprensa, as igrejas, a escolas, o governo, tem um papel fundamental. Quando não mal intencionados para alienar mais ainda, como por exemplo, tirar do currículo, línguas estrangeiras. ”Enquanto forem ignorantes,podemos manipulá-los.”
Para exemplificar. O sapo vivia em poço de 1,5 m de profundidade e com alguns palmos de água. Sempre viveu ali. Nunca saiu do poço. Um dia, outro sapo, caiu entro do poço. Houve uma invasão. Após alguns dias começaram a conversar. De onde você veio? Vim de um rio enorme, muita água, muitas árvores, muito espaço livre para saltitar. Que mentira. Isto não existe. Você é louco. Trate de sair daqui e me deixe em paz.
Consta que após este episódio, vivem neste mundo seres que só crêem em si mesmo. Seres que chamam de louco os que afirmam o que eles não sabem e não compreendem.
Cada um de nós tem duas opções. A primeira. Não fale de rios para não viu rios. Deixe viver no poço quem no poço nasceu. Não fale de mares, de lugares distantes, para quem nunca viu mares e lugares distantes.
Ou, para combater a ignorância, ajude, exponha seu pouco conhecimento e leve a luz. A luz da verdade, a luz das possibilidades, mesmo que com isso você seja criticado ou chamado de louco.
Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Março de 2022)
Sobre o Autor