Vendas em declínio. Clientes não pagando em dia e reclamando do atendimento. Desânimo tomou conta de todos. Muita concorrência de produtos da China. Cursos e palestras mensais. Não está funcionando.
O administrador e proprietário resolveu apelar e foi procurar um sábio. Após explicar a situação o sábio diz que tem uma solução, e que precisa ser obedecida fielmente. Levar uma pedra branca na mão e em forma de triangulo caminhar pelas dependências da empresa duas vezes por dia.
Que absurdo. Que solução é esta? Relutante, aceitou e ficou marcado para retornar em quatro meses. Ao retornar relatou, já mais aliviado e sorridente que as coisas estavam melhorando. Conte-me, diz o sábio, como foi.
Eu fazia como você disse. Caminhava em forma de triangulo duas vezes por dia. Neste trajeto eu encontrava e falava com todos os meus colaboradores e tinha oportunidade de ver o que faziam, dava sugestões, ordens, falava com clientes, ajudava em todos os setores, sempre com a pedra na mão.
Então não foi a pedra, foi você que provocou a mudança de atitude em você e nos outros. A pedra foi e é só um amuleto para lembrar-se deste compromisso de participar, de relacionar-se com todos, com clientes e como conseqüência ter uma visão clara do que precisa ser feito para a empresa ir bem.
Satisfeito disse que ia sugerir para todos seus colegas empresários, chefes de departamentos e disse ao sábio no final “Sabe, você tem razão, tudo é uma questão de atitude. Comecei a circular na empresa, vi o que tinha que ser feito e eis o resultado. A empresa vai bem.”
Tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans (revisado em Março de 2022)
Sobre o Autor