Quando elogiar, quando criticar, quando corrigir. Quando  você elogia um colaborador, no subconsciente vem a imagem de que logo  virá uma crítica, uma correção. É um paradigma enraizado que precisa ser  alterado. Para começar a alterar, elogie, de forma concisa, coisa de 30  segundos. Elogie todo progresso, o menor progresso, periodicamente. Não  gaste a munição de sua arma de uma vez. Acostume-se a fazer isto. Deixe  a crítica para depois de ter o hábito de elogiar.
Mas eu não sou chefe, não tenho subordinados. Errado. Se sua visão é  sempre permanecer no mesmo posto, continue assim. Todos queremos  crescer, fazer carreira na empresa ou ter a própria ou trabalhar como  associado, como colaborador com ou sem vínculo. A propósito, a tendência  é cada vez maior da relação de trabalho sem ter a tradicional proteção  da consolidação das leis do trabalho. E, portanto temos colegas,  superiores hierárquicos que estão sempre olhando por lideranças e aí  podemos e devemos reconhecer o positivo em todos.
Mas quando é preciso corrigir, corrija também de forma objetiva, rápida,  precisa. Pode ou não vir acompanhado de um elogio. Mas se você optar  por dar um elogio, o dê depois de ter corrigido. É tudo uma questão de  estilo, mas a recomendação é: corrija, e depois elogie.
O cego estava com seu cão, esperando atravessar a rua. O cão aproveita a  parada e mija na perna no seu dono. O dono imediatamente pega de uma  bolsa um pedaço de comida e dá ao cão. Um observador se aproxima e  pergunta: Eu vi o que o cão fez e o senhor está lhe dando comida ao  invés de corrigi-lo, o senhor não está exagerando? Meu senhor, eu só  estou dando comida em sua boca para poder saber que lado fica o rabo  para poder bater no lado certo.
Portanto a atitude é criar ou reforçar o hábito de ver o positivo. É  pegar as pessoas em flagrante, fazendo coisas certas e dizer isto a  elas. Cada vez menos correções e críticas serão necessárias. Os erros  tendem a ficar menores e a desaparecer, quando o positivo é reforçado.  Nosso cérebro não está programado para críticas, nos sentimos mal.  Sabendo disto, ataque sempre pelo outro lado.
Mas cuidado, outro paradigma forte é dizer e aceitar: Errar é humano. A  borracha não deve gastar mais que o lápis. Se for você mesmo, tome  providências. Se for com outros que trabalham com você, tome  providências também. Às vezes estamos no lugar errado, aliás, muitas  vezes.
Perguntas: Quando você elogiou pela última vez alguém na sua empresa?  Quando você elogiou alguém da sua família? Faz muito tempo? Está  esperando o quê.
Por que tudo isto? Porque tudo é uma questão de atitude.ya-zasnyalenglish translated to chinese