Seminário Seráfico Sao Francisco de Assis.

Seminário Seráfico Sao Francisco de Assis.

-Desde 1900, quando da Holanda dois freis chegaram ao Rio de Janeiro, a semente da ordem germinou e está dando frutos até hoje.

– Em Taquari o Seminário tomou forma em 1931. Estudei no colégio em regime de Internato entre 1970 e 1974. Diretamente da Harmonia, interior de Montenegro para Taquari. Parecia uma viagem para o outro lado do mundo.

– Lembranças que hoje me comovem. quando meus pais , irmão e irmãs vinham me visitar era uma festa, sim porque traziam alguma comida e por isto a festa. Lembro tambem que quase clandestinamente aprendi a datilografar com uma maquina que meu papai trouxe.

-Disciplina foi o que mais ficou marcado. Hora para estudar, para ir a missa, hora da gincana e hora de ir a granja trabalhar o eu detestava. Ah, e o teste de cooper de manha cedo.

– Lembro do Frei Plácido Robaert, professor de inglês, cujo caderno com minhas primeiras anotações neste idioma ainda guardo. O prefeito do Seminário Frei Martinho Warken, com quem se deixava o dinheiro e como um banco podia se retirar a quantia necessária, ensinando assim o manuseio do dinheiro. Frei André Grings, Frei Romano Zago , Frei Léo Loch.

– Os colegas da minha região,Clemente Rhoden, Olavo Rambo e Roque Moerschel. Somente O Roque foi ordenado frei em 1985 mas a ultima noticia que tenho que ele se retirou da ordem.

– Encontrei esta semana, por incrível que pareça um cartão onde colhi as assinaturas do colegas da 1a serie, a saber: Valdir Guerra e João Bremm, chefes. Nilcio Stertz, Celso Macagnan,Paulo Zanoni César, Rueli Antônio Küunzel,Rudimar Maffei, Roque A. Morschel,Clemente Rhoden,Paulo Artemio Eidelwein,Liis Vitor Cocco, Venicio Luiz Lange,Flávio J, Freitag, Leopoldo Uliana, Vilso Antonello,Inácio Konzen, Artemio R. Pigatto,Luiz Olavo Rambo, Sergio Rossato, Vilson J.Zago, Auricular Francisco Schem, Celito Uliana e Luiz Henicka. De outra serie o Rui Alberto Maldaner, Osmar Ruffato e já Frei Lírio Hartmann.

-Saudades, muitas saudades. Agradecimentos pelo aprendizado. Posso afirmar com toda certeza e segurança que este tempo no seminário fez toda a diferença para o meu sucesso.

– “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.”

Marcos Hans
Ex- Seminarista
www.sejalider.com.br

Grand Masonic Lodge of the State of Rio Grande do Sul- Brazil
Past Master,33 , MRA, SEM, KT, FRC, Shriner, SRC VII, TOM

Representante da Grand Lodge of India.

Secretario de Relações Exterior do GLMERGs-2009-2011

Filiado a ARLS Cidade de Montenegro, 230/ Templo a Virtude 216/ 269 Eureka North Shore(USA)

Membro da Quattuor Coronatti , 2076- Londres

Membro da Scottish Rite Reseach Society WA DC

Member of the Grand Council of Allied Masonic Degrees USA

Membro Honorário da Grande Loja da Bahia. recebido em maio/2011.
HRAKTP- Tabernacle 226 District 47.

 

966Spanish translation

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.