Rito Escocês nos Estados Unidos agosto 2011

Rito Escocês nos Estados Unidos

-O R.E.A.A como o conhecemos nas lojas simbólicas, adotado por mais de 700 lojas no Brasil, ė somente utilizado nos Estadis Unidos , no sul, no Estado de Loisiana e por poucas lojas. O rito mais praticado, nos Estados Unidos e também no mundo ė o Rito de York e o Emulation cada um com suas idiossincracias. Nos Estados Unidos, cada Grande Loja tem o seu rito, ou seja, uma variação , adaptação deste.

-Tive oportunidade de assisitir sessões nos graus simbólicos na Grécia, Inglaterra,Bolívia, Turquia, Estados Unidos, em vários Estados, África do Sul, e obviamente no Brasil também em vários Estados e várias destas sessões com iniciacoes, o que torna mais interessante a observacao. a riqueza dos detalhes de cada rito. Mas o objetivo é o mesmo: proporcionar a luz inicial na senda maconica.

-Os chamados graus além do terceiro grau, os altos graus, ou seja o Rito Escocês do grau 4 ao 33 e o Rito de York, até o grau de Cavaleiro Templário são os mais conhecidos. Outro praticafo mais na Europa, e o Rito Swedenborg, adotado pela GL da Suécia e uma das GL da Alemanha, composto de 10 graus diretos, ou seja deste o de aprendiz e é necessário professar, provar ser cristão.

-O titulo chama para o REAA nos USA, que e o mais praticado nos altos Graus. Tive a oportunidade de assisitr e participar em agosto de 2011 em WA DC na cerimônia de invedtidura do Grau 33 das duas jurisdições. Sim, porque nos USA existem dois supremos conselhos, e somente aqu, que se reconhecem e sâo reconhecidos por todos os supremos regulares do mundo. O Supremo Conselho da Jurisdição Sul, que é considerado o supremo Conselho Mãe, é o que o Supremo Conselho do REEA da República Federativa do Brasil mantém relaçôes e por ele é reconhecido. No Bradil existem outros Supremos Conselhos, sendo o mais expressivo o Supremo Conselho ligado ao Grande Oriente do Brasil, que recentemente perdeu o reconhecimento do SC da Inglaterra, único reconhecimento que o mantinha internacional.

-Nos Estados Unidos, diferentemente de todos os outros Supremos Conselhos, os Graus, são dados, em classes de um , dois ou três dias até o Grau 32. Diferente novamente no Supremo Conselho da Jurisdicao Norte que adota uma didática mais parecida com do SC do Brasil. Tive o privilegio de participar das duas escolas. Participei de uma classe no Scotish Rite de Miami, onde fui elevado ao Grau 32 em 2007. esta oportunidade de apresentou porque estou duplo filiado a uma loja Simbolica em Davie, Flórida.

-Ao mesmo tempo, continuei os estudos dos Graus no REEA no vale de Porto Alegre, na primeira inspetoria e alguns graus em inspetoria do Rio de Janeiro. Após solicitar a tranferência de minhas credencias fui investido no Grau 33 em outubro de 2010 . A oportunidade de participar das duas escolas, comparar os graus inclusive o último ampliou meu entendimento dos graus filosóficos, estes baseados nos rituais reescritos pelo SGC Albert Pike. Isto porque os rituais da Jurisdição Norte sao baseados em outras fontes, sendo revisados constantemente, com a filosofia de estar acompanhando as mudanças do mundo, incorporando portanto analogias e dramatizacoes de história recente.

 

-Em oposição a aparente facilidade de conseguir os graus, embora é deixado bem claro que para absorver a filosofia, o estudante precisa frequentar, estudar, ler, praticar tudo , nas diversas lojas dos altos graus, para obter o benefício a que este sistema se propila, existe o sistema de merecimento para ser investido no Grau 33 e isto o torna tão valioso. Existe um estágio intermediário que o KCCH e após o 33, cujo recebimento e por merecimento e não por tempo. Merecimento por trabalhos prestados ao vale, na comunidade.

-Falei com varios canditafos eleitos para receber o ultimo grau nesta reuniao em WA DC. A felicidade, a honra , a alegria que transmitiam era de emocionar. Nesta classe foram investidos mais de 90 irmãos, de diversos Estados e esta cerimônia ocorre somente uma vez por ano. Na jurisdição. Foram 164.

 

-A investidura da Jurisdicao Sul, comandada pelo Ir…….., 80 anos, com o qual tive oportunidade de almoçar me emocionou. A dedicacao , amor, paixão, profissionalismo para entregar a mensagem e contagiante.

 

-O show que o Supremo Conselho prepara, desde a abertura dos trabalhos, com a presenca dos 33 membros efetivos, os testemunhos apresentados de diversos irmaos , de familiares, da trasmissao ao vivo via internet para Irs que se cadastraram ao redor mundo, demonstra a pujanca, o tamanho , o valor filosofico e filantrópico do rito. Em sua mensagem fiinal, o Sobereno Grande Comendador Ir Ronald Seale, disse que espera ver todos novamente ….pausa….. em seu vale, em sua loja simbólica, em sua comunidade, porque é ali que acontece a maçonaria , é ali que acontece o rito escocês.

-A coroação, como aqui é denominada, na jurisdição norte é mais dramatizada, mais formal nas vestimentas. Todos, os canditados, as testemunhas vestem smokng com gravata branca. Vi, as testemunhas, torcendo , gritando quando da entrada dos seus pares no auditorio, abaando com as maos, dando força, dizendo agora é sua vez. Na entrada e no final da cerimonia, houve uma salmão de palmas ininterrupta por mais de 5 minutos. A media de idade das duas classes foi de 70 anos.

-A felicidade de testemunhar estes eventos tento transmitir nestas palavras. Conhecer a fraternidade além da loja simbólica sempre foi minha ambição. Instigo você a faxer o mesmo.

 

—-Concluo, observando que os maçons dos USA, que continua sendo o maior grupo no mundo, são caudilhos, são os últimos da resistência, esforçando-se para manter vivo a fraternidade, ansiosamente querendo trazer jovens que possam levar a tradição adiante. Com todos que falei, ativamente participam da sua loja simbólica, a maioria por décadas. Fazem parte dos 20% que freqüentam fisicamente a loja e pelas atitudes de coragem, entusiasmo, persistência vâo conseguir manter vivo o que é considerado por eles a maior entidade filantrópica dos USA baseado em uma escola filosófica .

Vide fotos no skydrive-

Marcos Hans
Writer, Speaker, Administrator, Commercial real estate developer and a Happy profissional tourist.
Past Master,33 , MRA, SEM, Kt.Pr., FRC, Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243интернет магазин модной одежды Fashionstore.bizjobs in editing and proofreading

Share

Deixe uma resposta