Panamá Canal Cruise Norwegian Star feb 2018

Panamá Canal Cruise Norwegian Star feb 2018

Iniciando no Porto de Miami, um dia em Miami Beach, famosa pelo distrito de Art Deco, da época de 1910 a 1950 onde a arquitetura preservada é a atração aérea e a atração para os turistas, são as praias limpas e calmas entre um furacão e outro. Fácil aqui é conseguir o Green Card através do programa EB5, com um investimento de US$ 700 mil dólares. a filosofia é que com este investimento se está dando emprego para mais de vinte residentes americanos na construção civil.
Um barco com um enorme out door eletrônico circulando nas praias e mudando a mensagem periodicamente chama atenção. Aviões com faixas de publicidade, é a avenida Collins e Ocean Drive, A1, são as boulevards para os visitantes, com lojas e restaurantes.
O navio que tem destino Los Angeles em 14dias, com início em Miami , com paradas em Cartagena de Índias, Colômbia, a travessia do canal do Panamá, construção finalizada em 1914 pelos americanos( os Franceses iniciaram a obra), Puntarenas na Costa Rica, Corinto na Nicarágua, Puerto Quetzal na Guatemala, Acapulco e Cabo San Lucas no México e o Porto de Los Ângelos , USA.
O navio, um hotel ambulante de cinco estrelas, com 2500 passageiros e 1100 tripulantes, é um meio cada vez mais popular de férias, pois praticamente a cada dia uma nova cidade ou país. Neste em particular a maioria dos passageiros eram dos USA, Austrália e Canadá. Explicações sobre os portos em palestras. Shows todas as noites. bingos e triviais todos os dias. Restaurantes dos mais diversos e alguns funcionando dia e noite.
Cartagena de Índias, tem seu nome de Cartagena na Espanha, Fundada em 1533 , sendo a cidade murada a principal atração arquitetônica. Extremante limpo e bem conservado é o charme da cidade. As praias são a atração por consequência. São 1,2 milhões de habitantes e o porto tem uma recepção única. São papagaios, araras , flamingos e pavões à espera dos turistas no pequeno zoológico de passagem obrigatória para sair do porto. O povo, os nativos, receptivos, hospitaleiros , simpáticos, fácil de puxar uma conversa. São,Latinos, por isto,a,fácil comunicação.
A passagem pelo Canal do Panamá, o maior atalho do mundo, que leva cerca de 12 horas, considerado uma das maravilhas da engenharia, encurtou o transporte de cargas em milhares de quilômetros , pois antes era passagem obrigatória pelo canal de Beagle no sul do Chile e Argentina. São cerca de 80km , com reclusas entre o oceano Atlantico e Pacifico. Cada uma das reclusas leva o nome da cidade onde foram fábricas. Os Estados Unidos administraram o canal até as 11h59m do dia 31de dezembro de 1999 quando a administração passou para o governo no Panamá. Em 2016 foi inaugura a ampliação permitindo travessia de embarcações maiores.
Refazer está travessia com um navio, em reclusas construídas em 1914 é reviver a história de uma obra que encurtou caminhos e possibilitou um mais rápido crescimento dos negócios. O canal funciona 24horas por dia por 365 dias ao ano. São cerca de 9000 empregados. É ainda a maior estrutura de concreto do mundo e foi na época a maior remoção de terras e pedras conhecido pelo homem. As comportas e seus enormes e pesados portões são originais , portanto com mais de cem anos, a manutenção é feita a cada vinte anos. A obra é complexa mas o princípio é simples. Os oceanos estão no mesmo nível no planeta todo e assim também o nível do Atlântico e Pacífico. O istmo que se atravessa é feito com comportas que se enchem de água por gravidade, água do lago Gatun e quando o navio entra uma comporta se fecha a trás e o nível da água sobre e assim subsequentemente e da mesma forma o nivelamento para o nível do mar no Pacífico onde o processo é o inverso.
Cristovao Colombo esteve aqui em 1502 , sem saber que somente a 40 milhas, havia outro oceano , o Pacífico. Morreu quatro anos depois com 55anos, achando que tinha achado as Índias. O nome Índio deriva deste fato, e o nome ficou e por isto os Índios são chamados de Índios na América de Américo Vespúcio. Panamá City foi em 1917 , a cidade mais rica do mundo. O navio Star da Norwegian pagou pela passagem cerca de US$ 400.000,00 antecipadamente.
Costa Rica, no mar do Pacífico, porto de Puntarenas, cidade Puntarenas, diferente de Punta Arenas no sul do Chile que tem grafia parecida. São 4,5 milhões de habitantes sendo a 1,2 na Capital San Jose. Puntarenas está a 110 km da capital. As praias aqui são de cor cinza e em outras áreas são de cor branca como em quase todo mar do Caribe. Foi um porto importante para o comércio e hoje é um porto importante para o turismo. A pesca da região é transportada para San Jose diariamente. Independente da Espanha desde 1821. Costa Rica está na área onde frequentemente ocorrem furacões e tempestades tropicais. A última foi em 2017que inundou o país e ventos destelharam muitas, muitas casas. Puntarenas conecta os viajantes com a região Monteverde, conhecida mundialmente pelos esforços de conservação e estilo de vida centrado na natureza. Puntarenas, a pérola do Pacífico, por ser pequena, por ser bem localizado , limpa, preparada para o turismo. Costa Rica significa a marca de 109 países visitadas dos 196 reconhecidos pelas Nações Unidas, Existem alguns a mais ainda não na ONU e também territórios de certa forma independentes.
Nicarágua, Corinto. A cidade foi fundada em 1863 e seu nome é em honra a cidade de Corinth na Grécia.Corinto é uma ilha ligada ao continente por uma ponte e é o maior porto da. Nicarágua. Aqui estão , assim como na costa, as praias mais bonitas do mundo , com áreas brancas e água azul. População : 16 mil habitantes. Nicarágua , população : 5 milhões. Capital, Manágua. País pequeno com objetivo de corrupção zero. O Presidente Ortega mudou a constituição e está 12anos no poder. O supermercado Pali, o maior da cidade portuária, é um segmento da rede Wall Mart. Ós triciclos, os muitos bares, inclusive um pequeno cassino, as lojas e casas com proteção de grades ( Onde o comércio é feito passando as mercadorias pela abertura entre as grades )e as pessoas puxando conversa a todo momento, os caminhões saindo e chegando do porto com containers, é o dia a dia da cidade. E no dia da chegada de um navio de passageiros, a praça se transforma em um mercado com música local em alto tom . É sempre domingo quando um navio atraca no porto. As praias aqui são de área cor cinza, a cerveja local Taña custa um dólar americano. o dólar americano é aceito no comércio para cancelar as compras.
Guatemala, porto de Quetzal. O navio atraca neste porto. A cidade ao lado de Quetzal, São José, também um porto, com 30 mil habitantes, onde estão as praias de areia negra, resultado do pó vulcânico. As praias de areias brancas, comuns para as praias do Atlântico, no Oceano Pacífico, as areias escuras são comuns. Os vulcões que eructam periodicamente soltam as cinzas que se acumulam no mar e são trazidas para a orla e as areias são completamente pretas e a água límpida. Areia escaldante e as pessoas com manchas pretas das areias das praias, cena incomum para os frequentadores de praias brasileiras ou do Caribe. O vulcão Pacaya e a cidade de Antigua estão a 50km do porto . O sítio arqueológico de Tikal, no meio da Floresta, berço da civilização Maia, está a 80 km do porto. Tanto o Vulcão, Antígua e Tikal eu já havia visitado em aventuras anteriores.A Guatemala é colorida, e isto se retrata dos artigos de artesanato e vestimentas, herança da civilização Maia. Guatemala , o coração do mundo Maia, este é o logo do ministério de turismo. Comum ver os Torritos, equivalente aos Tuc Tucs da Índia, circulando como meio de transporte econômico.
E no México. A cidade costeira de Acapulco, para mim a cidade do Chaves, El Chavo del Ocho, pois ali em um dos hotéis protagonizou muitas aventuras com o Kiko, Professor Girafales, Dona Florinda e Chikinha. O hotel , outrora Continental e atualmente Hotel Emporio ainda recebe visitantes por causa de seu show, porém não existe qualquer marco escrito, placa ou indicação das gravações da Televisa.
O show dos mergulhadores dos altos rochedos , famoso nos filmes dos anos 60 e 70, onde a praia de Acapulco era a moda na época ainda é uma das principais atrações da cidade. Mergulhadores, se enfileiram nos rochedos , na frente de duas pequenas grutas com imagens de Santos Protetores e somente com o calção , técnica, treino e coragem pulam de uma altura de 30 pés e os turistas também enfileirados para observar e tirar fotos. E ali na encosta dos morros com uma passarela é um auditório a céu aberto, no dia 26 de fevereiro de 2017 ocorreu a abertura do Torneio de Tênis de Acapulco em uma quadra miniatura, portanto uma vista de tirar o fôlego, com mar e rochedos ao fundo.
O forte San Jose, do século XVII, no centro da cidade, bem na frente onde o Navio atracou, protegia na época da invasão dos piratas. Atualmente a polícia turística, militar e marítima fazem ostensivamente o patrulhamento da cidade. As praias, na avenida costeira, com muitos hotéis, águas límpidas, clima tropical o ano todo fazem de Acapulco um destino sempre atual.
No teatro do Navio uma companhia de dança mexicana, já atuando por mais de 29 anos e com prêmios no festival International de Folclore em Toronto no Canadá e em Osaka no Japão, apresentou se magnificamente. O colorido , a animação, o sapateado, o humor, os cantos e o entusiasmo dos artigos , foi contagiante e cultural.
E ainda no México, Cabo de San Lucas, no Estado de Baja California Sur , junto com San Jose De Cabo, conhecida como Los Cabos. Recentemente em 1977 o aeroporto de San Jose Del Cabo foi expandido e vôos internacionais transformaram a região e atualmente Los Cabos é um dos destinos mais populares do México. Tudo moderno e turístico. Setenta por cento do turismo provém dos Estados Unidos. Comparando, parece com Cancún, também moderna e muitas vezes chamada de jardim dos Estados Unidos. Assim ,Cabo de San Lucas tem arquitetura e estrutura comercial idêntica as cidades americanas. Praias, montanhas rochedos, rochedos no mar e a famosa pedra furada, Rocha furada que é símbolo da cidade e região litorânea. Lojas com artesanato, roupas coloridíssimas, tequila e restaurantes com decorações com motivos desérticos são a característica local. Barcos, iates , jet skis, e excursões disponíveis para pesca ancorados na baia de entrada da cidade. O navio fica no mar e transporta os passageiros com barcos menores para a costa.
E Los Angeles. E ali, em Anaheim que está a Disneylândia. O sonho de Walt Disney continua já vivo. Universal Studios e Hollywood. Aqui está a maior concorrência de Bollywood e Dollywood da Índia e a mais famosa praia do ?Estado da Califórnia. Malibu, ou a praia de Charlie Sheen do seriado Two and a Hall man.
Viajar de Navio é voltar no tempo, é criar memórias , é dançar suas músicas preferidas, é encontrar gente de vários, de muitos lugares e países, e comer comidas diferentes , é comer mais que o necessário, é assistir shows diariamente, é ir a cidades ou países diferentes quase todos os dias nos diferentes portos, é comprar imãs de geladeira para encher a porta e lembrar do lugar por algum tempo, é tirar fotos profissionais com roupas especiais, é glamour. É ir na academias para queimar as calorias da excessiva comida . É participar de brincadeiras que você não participaria em sua cidade. É jogar carta porque não tem outra coisa a fazer. É comer sorvete porque está incluído no preço. É beber mais que o necessário. É observar as pessoas , perplexo watching. É curtir o amor com mais tempo, muito tempo , sem preocupações . É se vestir como você quer, porque dificilmente vai encontrar as mesmas pessoas novamente. É ver que mais pessoas estão viajando de navio que se pensa. É encontrar viajantes veteranos que já fizeram mais de 100 cruzeiros. Viajar de navio significa que todos os dias são domingo e que a vida é bonita, bela e perceber que é mais tarde do que se pensa e o que importa é hik et nunc , o aqui e agora.
Fiquei sabendo durante está viajando que o José Klein, funcionado Mecanico na época da Léo Hans faleceu. Também que o Ernâni Mottin de Montenegro se jogou do sétimo andar do hotel Continental , na frente da rodoviária em Porto Alegre.
Não existe atalho para a felicidade, mas tudo pode começar com uma viagem pelo maior atalho do mundo, entre o Atlantico e Pacífico.
Por quê tudo isto? Porque é mais tarde que você pensa.
-E porque tudo é uma questão de atitude.
fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERMElibjVzUzhjNk0
Vídeos- No you tube sob o meu nome.
HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share