O Mito da Crise da Meia Idade.

O Mito da Crise da Meia Idade.

O conceito entrou da psicologia nos anos sessenta quando um professor da Universidade Yale, nos USA, Daniel Levinson decidiu analisar suas experiências quando tinha 46 anos. Apos 40 entrevistas expandiu sua pesquisa  incluindo jovens de 20 e adultos de 60. coincidentemente na mesma época um psiquiatra da UCLA, Universidade da Califórnia, Roger Gould fez pesquisa semelhante. O jornalista Gail Shelby entrevistou os dois,publicou o um aetigo com o titulo, Crise da Meia Idade em uma revista famosa. Enquanto os dois ainda trabalhavam em suas pesquisas, o jornalista publicou um livro, com o titulo de “A crise previsível da idade adulta “, o que foi motivo de processo contra ele, pois roubou a pesquisa dos dois.

Com esta divulgação este conceito e paradigma se difundiu e hoje  quando um adulto  tem um crise,problemas, é caracterizado por estar passando por uma crise da meia idade.

George Vaillant, professor da Harward foi o primeiro a contestar a validade cientifica dos parcos estudos. Porém o conceito se popularizou e hoje se repete e se rotula as situações e pessoas sem realmente entender o que é e como surgiu.

Para simplificar e explicar  o comportamento de alguém, se diz que está passando por uma crise meia idade, quando na realidade, o que faltou foi habilidade de reação e adaptação sobre as situações que cada um encontra em sua vida.

Esta falta de habilidade está relacionada diretamente ao fundamento, a base que cada um construiu para sua vida, em parte sozinho, mas o início veio do ambiente, da família. O perigo é  permanecer na zona cômoda e depois culpar os outros, o ambiente , a família , o governo e por final a crise da meia idade, que é pura falácia.

A verdade verdadeira para ser redundante, é que faltou atitude. Foi o uso excessivo de mecanismos de defesa, de desculpas e posicionar-se como coitadinho.

Todos somos seres capazes de fazer mais, de ser mais do a princípio cada um acha que pode, O tanque de reserva é maior que o tanque principal no ser humano e o combustível desde tanque é o entusiasmo.

O segredo do sentimento de felicidade é saber e ter consciência de estar deixando um legado. Os filhos nao são legado, eles vão deixar o seu . Qual vai ou já é seu legado.

Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans

Viagem a Turquia, Chipre, Israel, Egito out 2011         ,

 узнать позицию сайта по запросуthis hyperlink

Share

Deixe uma resposta