ÍNDIA – -Maharashtra- Mumbai -Goa-Panjim

ÍNDIA –
-Maharashtra- Mumbai
-Goa-Panjim
Mumbai , antes era Bombay, estado de. Maharashtra, mudou em 1995, porque os Portugueses deram o nome de boa baía, por isto Bombay . Foi neste Estado aqui em Mumbai no Estado de Maharashtra que iniciou a insurgência contra o Império Mugal. O relatado foi a reconquista de todo o Sul deixando os Mugal no Norte, Depois vieram os Britânicos que deixaram o país em depois do movimento iniciado por Gandhi, também iniciado aqui.
A casa museu onde Gandhi viveu e trabalhou, hoje cheia de fotos e história de sua trajetória e de sua utópica visão sobre uma Índia de igualdade sem castas.
O monumento Gateway of Índia, à beira do Oceano Arábico , foi construído para recepcionar o Rei George V e a Rainha Mary em 1911e também serviu para a partida dos últimos ingleses em 1948. O monumento, majestosamente localizado à beira do oceano, é um Arco, parecido como o Arco do Triunfo de Paris e como tantos outros arcos pelo mundo. Visitado por milhares de pessoas diariamente, é o símbolo que mais idêntica à Índia.
Mumbai são 21,5 milhões de habitantes. Funda em 1507. É a cidade mais rica da Índia. Aqui está casa mais cara do mundo a Antilla House. É um edifício para cinco moradores, magnata do Perroleo, com três heliportos. Seu dono é Mukesh Ambani. Avaliação 1bilhao de dólares. É um prédio de 40 andares. Garagem para 168 carros. O lobby tem 9 elevadores. Um Templo para família rezar. Um cinema. São vegetarianos e não consomem álcool.o nome vem da ilha no oceano Atlantico.
A maior lavanderia de Mumbai, a céu aberto. Lençóis e roupas penduradas em varais nas escadarias ao lado de uma estação de trem.
A Marine drive, lembra de imediato Copacabana no Rio de Janeiro, porém sem acesso ao mar e a água aparentemente poluída. A estação de trem Victoria, cuja arquitetura do prédio chama atenção de imediato.
O Templo da religião Janaismo, chama atenção por seus adeptos vestidos de branco, pés descalços. São vegetarianos puros, não usam produtos animais em roupas. Religião findada na Índia. Tradicionalmente conhecido como Jain Dharma, são chamados de Jains. A filosofia se baseia em Não violência, verdade, não roubar, celibato, e não apego. São cinco milhões de seguidores. Fora da Índia, tem núcleos no Canadá,Japão,Europa, Kenya, UK, USA e outros.
E a Tower of Silence, torre do Silêncio, localizado em bairro Nobre, é um local da religião Zoroastrismo, trazida pelos persas, e neste local as pessoas que morem, são levadas a está torre redonda e os corpos expostos para serem devorados pelos enormes urubus. O Zoroastrismo prega que o corpo não deve tocar o chão, nem o fogo e por isto deve retornar a natureza alimentado os pássaros. Idêntica prática é o Sky burial, no Tibet onde os corpos são deixados sobre as pedras para os urubus . coisas estranhas deste mundo e das crenças do homem.
E uma metrópole como tantas outras neste planeta. Aqui a maioria das pessoas já veste roupas ocidentais, carros europeus mas os vestígios da Índia colorida e não muito preocupada com a limpeza se percebe assim que se sae das zonas centrais. Favelas maiores que as do Brasil fazem parte das regiões suburbanas.
Uma campanha “ Horn not OK Please “, buzinar não é ok, por favor, iniciou em Mumbai em 2017para diminuir a poluição sonora que passa de 100 decibeis no trânsito. Na maior parte do país, no para-choque traseiro está escrito , “Horn Please “, usine por favor, pois este é um hábito antigo e em uso na maior parte do país, mas está sendo questionado, e campanhas para evitar começaram em Mumbai. Asssim como colocar o lixo no lixo usar os toilets públicos. Temas de casa diferente dos nossos.
De Mumbai a Goa de avião em uma hora. Goa, o menor Estado da Índia. Faz parte da India desde 1961. Antes era território portugues. População 1,8 milhões. Capital Panaji com população de 40.000 mil habitantes. Goa é famosa por suas praias. Para mim o interesse é ver influência portuguesa na arquitetura e costumes. O bairro Fontainhas, o Old Latin quarter, comprova isto. A igreja da nossa Senhora da Imaculada Conceicao, originalmente construída em 1541.
Ao visitar o bairro Fontainhas, os no,és das ruas, os azulejos portugueses, está ali. Governador T.eixeira de Silva Road. Português e inglês. Como em Macau, chinês e português. E na Igreja Nossa Semhora da Imaculada Conceição, procurei alguém que falasse português e achei de imediato. Um senhor que estava nos fundos da igreja, chamou a sua esposa. Ela nasceu aqui antes dos portugueses deixaram o país. Disse que em casa ainda falam o português e que inclusive uma missa por semana é em português. Logo acrescentou dizendo que querem parar e aí perguntei se não tinha mais muitos católicos para a missa em português continuar. Replicou: tem sim, só que não vem ais a igreja. Qualquer semelhança com o que acontece com quase todas as religiões tradicionais, é mera coincidência.
Fiquei na praia de Kalangute e de imediata se percebe quais os principais grupos de turistas. Primeiro os Russos , seguidos dos alemães e Britânicos. Porque aqui é sempre verão, exceto na época de chuvas e é barato para as moedas europeias. Na praia, o mais surreal , já não tanto depois de mais de vinte dias na Índia, são as vacas, na praia. Ali, sentadas, de pé, ruminando , transmitem um calma. Estão em estado zen, meditando e não dão nem bola para as selfies e fotos dos turistas.
De Kalangute até Panjim e dali a até Goa Velha fui de ônibus. Sempre quando possível faço isto para sentir, ver como é o dia a dia das pessoas. O cobrador assobiava quando o motorista devia parar ou seguir. E música indiana tocando. Na capital, Panjim, na baia formada pelo mar Arábico, Arabian Sea, estão os navios casino que atraem os aficcionados pela roleta.
Finalizo está expedição pela Índia, refazendo o que Colombo e outros fizeram, hoje com Wi-Fi e 4G o tempo todo, dizendo que é um país único, diverso, culturas dentro de culturas. Diferente do que qualquer região deste planeta, única.
-Por quê tudo isto? Porque é mais tarde que você pensa.
E porque tudo é uma questão de atitude.
fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERMEl6N3JxSjhrQWs
Vídeos- No you tube sob o meu nome.
HANS, Marcos
Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share