Eis a questão , porém de fácil solução . Os dois jeitos, sozinho e acompanhado. Explico. No meu caso, viajo com minha esposa, isto significa uma viagem. Viajo com minha filha, isto significam duas viagens. Mais uma viagem sozinho, isto já são três viagens. Ademais , de tanto repetir, se tornou aceitável que posso fazer inúmeras viagens solo por ano, desde que atendido as duas primeiras, ou pelo menos programadas. Isto se chama céu na terra.
Faça sua regra, ou não faça nenhuma e viaje, ou sozinho ou acompanhado, ou pelo mundo, ou por seu país ou estado, mas mexa-se, ou fique em casa, tudo é uma questão de opção.
Vejamos as diferenças nas viagens. Com a esposa, ou filhos, faz necessário um planejamento maior. O improviso deve ser o mínimo. Precisa programar mais tempo entre uma atividade e outra. Sabe, mulher demora mais para arrumar tudo, primeiro porque leva mais coisas. Um par de sapato para cada dia se não for para cada roupa.
Ao viajar sozinho você pode até ir sem hotel reservado. Muda de plano com mais liberdade. Até hostal serve como acomodação, aliás recomendo porque ali se encontra outros viajantes que compartilham suas experiências e estas dicas são valiosas para a apresente viajem ou futuras.
Em uma frase. Com família, mais organização , mais conforto, mais custo. Sozinho, significa aventura. Aventuras que você deixou de fazer, faz agora.
E a comunicação? Se o inglês e espanhol fizer parte de suas habilidades, perfeito. Se for somente o português, uma diga em países de língua espanhola. Fale devagar, não use gíria, para assim ser entendido melhor. E sem o inglês, bem ai a opção é viajar em grupo, em excursão, pagando mais caro, sem liberdade. O interessante é poder chegar em um lugar e poder se comunicar de imediato. Você se sentir em casa também de imediato.
Sem saber algumas línguas, ou pelo menos o inglês, a iniciativa de se aventurar cai quase para zero. Atualmente, as crianças começam a estudar idiomas desde cedo. Se não foi o caso, sempre é tempo de começar. Se neste momento você pensou que já é tarde para , que seu tempo de viajar passou, solicito que procure meu e-mail neste site e mande seu atestado de óbito. se você esta lendo e portanto vivo, sempre é hora de começar, de recomeçar. Isto vale para este assunto ou qualquer outro de sua vida.
Por que? Porque tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor