Uso do Judiciário.

Uso do Judiciário.

Recentemente tive a oportunidade de assistir algumas audiências, como estagiário e pesquisador, na comarca de Montenegro. Pude observar como o Judiciário é usado, como os relacionamentos interpessoais acabam em conflito e como funciona a técnica de mediação ocidental.

A técnica de mediação oriental, usada pelos Chineses, e pude constatar isto em recente visita a Pequim funciona mais ou menos assim: Dois indivíduos se conflitam e antes de usarem o judiciário, que é caro e muitas vezes inacessível, resolver chamar um terceiro, estranho para mediar a situação e tomar uma decisão justa. A decisão é aceita.Os americanos querem incorporar e aprender esta técnica. Em inglês, mediation tecnic.

Nesta viagem a Pequim, contratei um táxi-bicicleta por uma hora para ir e voltar ao mesmo ponto de partida para não me perder. A viagem se prolongou e foi interrompida pelo condutor querendo negociar valores. Eu não aceitei. Veja só a atitude do taxista. Sem stress, sem ficar nervoso, parou em uma loja e chamou alguém que falava inglês, para mediar este impasse.Muitas pessoas se aproximaram para acompanhar o caso( as testemunhas,curiosas) , em plena rua. Após argumentações de dois lados, concordei em pagar mais para me levar ao ponto de partida.Mediation tecnic ao vivo.

A técnica de mediação no ocidente, mais na América do sul é diferente. Surge uma situação e quase de imediato surgem às ameaças, a delegacia é envolvida e após algumas semanas em audiência (semanas sim, porque se for um cobrança aí sim demora anos) o magistrado usa todo o aparato do judiciário para mediar situações corriqueiras. Já existe instalado O Juizado de Pequenas causas, onde os advogados treinam para serem Juizes e treinam os usuários para futuras demandas.

Em recente decisão do supremo, houve uma orientação que nenhuma audiência deveria prosseguir sem uma tentativa de conciliação. E eu digo e escrevo. Ninguém, nenhuma empresa, deveria entrar em juízo antes de tentar conciliar e negociar.

Penso que todos os profissionais da lei, os advogados deveriam colocar em seus cartões de identificação: Negociador de Conflitos e tentar ganhar seus honorários neste estágio. Acho que ganhariam mais.

O ponto principal deste raciocínio é: O judiciário está sendo usado, e isto é caro para todos os contribuintes, de forma intempestuosa e com isto se avolumam os processos, e ele, o judiciário, fica taxado de moroso, muito moroso fazendo jus a máxima, A Justiça tarda, mas não falha. Sempre tarda.

Mais vale um mau acordo do que uma boa demanda judicial.

Que tal, experimentar a técnica de mediação Chinesa?É claro, conseguindo alguém para intermediar de graça.

Tudo é uma questão de atitude.Abu Dhabi agency escorttranslate english to russian pronunciation

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.