Paradigmas. Crenças que temos como certo em nossas vidas. No passado se acreditava que a Terra era quadrada, chata. Os cientistas da época provaram que era redonda. Houve gente queimada em fogueira tentando fazer isto.
Voltando rápido para a atualidade. Parece impossível levar uma criança a um restaurante sem consumir algum tipo de refrigerante ou batata frita. Parece impossível fazer uma refeição sem algum tipo de carne. Sabemos que não é assim. Ou ainda pior, parece impossível começar uma poupança porque o dinheiro do salário, dos rendimentos acaba antes deste procedimento. Cada um tem seus paradigmas. O pior é o paradigma de não aceitar coisas novas e que nada é permanente.
Um exemplo para reforçar isto aconteceu em uma floresta. O urso, faminto, encontrou um acampamento vazio, com comida sendo preparada. A panela estava sob o fogo, cheia de comida cheirosa. Ele imediatamente agarrou aquela panela e começou a comer. Notou o calor e interpretou que o calor era o inimigo querendo lhe tirar o alimento. Cada vez apertava mais a panela. Quando os caçadores voltaram encontraram o urso todo queimado, mas segurando muito firme a panela.
Em nossas vidas, muitas vezes abraçamos certas verdades que julgamos importantes. Algumas delas nos fazem gemer, queimar por dentro e por fora e assim mesmo, não as largamos e ainda as julgamos importantes. Apertamos essas coisas contra nós e terminamos muitas vezes derrotados.
Que crenças e paradigmas você precisa revisar, trocar por outros. Para que tudo dê mais certo na vida, é necessário reconhecer, em certos momentos que as coisas e as situações mudaram. Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.
Tenha coragem de questionar. Tenha coragem de mudar. Tenha coragem de ser audacioso. Tenha coragem de tomar atitudes inteligentes.
Solte a panela.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor