Uma notícia ou manchete de jornal é quente. Se você a ler amanhã já estará vencida. Um livro é frio. Se você o reler após um ano, ele continua atual.A bíblia é exemplo de um livro frio. As revistas em geral são quentes. Pode-se comprovar isto em consultórios de médicos. Sempre se encontra revistas de muitos meses e anos de idade e tudo que está ali, já não serve mais.
Faço esta analogia para fazer você refletir sobre que leitura e informações você tem se alimentado. Isto faz uma enorme diferença.
Quando comecei a fazer comentários, escritos, falados escolhi o caminhos dos comentários e escritos frios, ou seja, se forem ouvidos ou lidos atemporalmente, terão seu valor.
O ritmo acelerado em que todos nos metemos, parece uma armadilha da qual não conseguimos escapar, nos remetendo à superficialidade das coisas. Ouvimos a manchete e já sabemos de tudo. Lemos o título e as orelhas do livro e já afirmamos que o livro é bom ou ruim e pior do que isto, já recomendamos adiante.
Isto nos remete a conta de matemática. Duas orelhas, dois olhos, uma boca. Você faz a conta. Escute melhor, para compreender. Veja melhor, para entender e fale com sabedoria.
Quente ou frio. Com que pessoas você gosta mais de conversar. Assuntos quentes ou frios. Fofocas ou idéias para ajudar o colégio. Você escolhe. Cada um escolhe. É obvio, os dois são interessantes e importantes, mas não fique somente de um lado.Ou você se torna alguém muito superficial ou muito profundo. O caminho do meio é o caminho.
Jogar conversa fora, também é um arte.Mas jogue conversa fora que valha a pena.
Pense sobre isto.
Tudo é uma questão de atitude.
Sobre o Autor